Rick and Morty – Para onde irá a quarta temporada
É inegável que Rick and Morty é um sucesso, seus fãs estão espalhados mundo afora cogitando teorias e esperando ansiosamente pela quarta temporada, que não deve chegar antes de 2018, segundo o próprio criador, Justin Royland. Como a espera é longa só nos resta especular para onde a quarta temporada da série irá nos levar.
Rick and Morty foi criado pelo Cartoon Network e é exibida no Adult Swin, quadro de desenhos adultos que passa durante a madruga. Aqui no Brasil a animação está disponível até a segunda temporada no Netflix.
Rick vive as mais diversas aventuras ao lado de Morty, seu neto, viajando por vários universos e nos fazendo refletir profundamente sobre a vida, e qual o seu sentido. Recheado de filosofias e ciência descabida, a série chegou até sua terceira temporada nos deixando com inúmeras hipóteses na cabeça.
ATENÇÃO SPOILERS
Se você já assistiu a série deve se lembrar do Morty do mal, ou evil Morty. Fomos apresentados a ele no episódio Encontros do Mal, da primeira temporada. No episódio ele aparentava ser o parceiro de um Rick maligno, que ia de realidade em realidade assassinando Rick’s e sequestrando Morty’s. Entretanto, no final, temos a revelação de que esse Rick era só um robô controlado pelo próprio Morty do mal.
O personagem retorna somente na terceira temporada, no episódio dos Contos da Cidadela. Depois do Rick que acompanhamos, o Rick C-137, assassinar todo o conselho de Rick’s, a Cidadela está prestes a eleger um novo presidente. Entre os vários Rick’s que são candidatos está um Morty que, mesmo contra todas as estatísticas, acaba ganhando as eleições. Assim descobrimos que o presidente Morty é na verdade o Morty do mal. Ele mata todos os Rick’s que realmente mandavam na Cidadela, instaurando seu governo.
Uma teoria muito popular entre os fãs diz que o Morty do mal seria o original do Rick C-137. Ou seja, o Morty que acompanhamos desde o começo, em todos os episódios, não seria o Morty C-137, mas sim qualquer outro Morty, de qualquer universo. Segundo essa teoria, Rick teria criado o garoto, estando presente na vida dele desde a infância. Como consequência Morty teria crescido sem insegurança nenhuma, características bem distintas da de seu pai, além de ter ficado extremamente inteligente. Mas algo teria dado muito errado, fazendo Rick se separar dele. O que pode ter originado seu alcoolismo e sua depressão. Mesmo assim Rick sentia muita falta de Morty, por isso teria se mudado para uma realidade onde ele desapareceu por 20 anos e nunca influenciou na criação do garoto. Enquanto isso o antigo Morty, seja por desavença ou pela traição que sofrera (acredita-se que ele pode ser o Morty da abertura, que é abandonado por Rick e atacado por monstros verdes), começa a sentir um ódio muito grande de seu avô, iniciando uma vingança contra todos os Rick’s de todas as realidade possíveis.
A teoria faz sentido e há indícios dela por toda a série.
Primeiro, no episódio piloto, é dito que Rick esteve desaparecido durante 20 anos, sem nunca dar qualquer notícia para sua família. Mas, durante o episódio em somos apresentados ao Morty do mal, Rick C-137 assiste às suas próprias memórias enquanto se encontra na prisão. Dentre as inúmeras lembranças está a de estar segurando o bebê Morty, o que não seria possível dado ao seu sumiço desde antes de Morty nascer, e de que seu neto possui apenas 14 anos.
Outra evidência é a inteligência do Morty do mal, fazendo com que se destaque dos demais Morty’s. Tal inteligência teria possibilitado a construção de um Rick robô e também dado acesso a tecnologia interdimensional. Além do mais, Rick diz que anda com Morty porque suas ondas mentais estúpidas ajudariam a camuflar a genialidade de Rick. E o Morty do mal usa a onda mental de milhares de Morty’s para se camuflar.
Como se tudo isso não bastasse, ao final do primeiro episódio em que Morty do mal aparece, Rick fala o seguinte para seu Morty: “Mas não ache que você é tão importante. Um Morty arrogante pode trazer problemas graves. Pode ser uma coisa ruim para todo mundo”. Outra citação importante é a que o próprio Morty do mal faz durante sua campanha pela presidência da Cidadela. Ao ser perguntado qual era o seu Rick, ele responde: “Nós mudamos de realidade tantas vezes que é difícil lembrar. Eu vejo todos os Rick’s como meu Rick”. Apesar de extremamente política, a resposta é bem evasiva e dá abertura a uma série de especulações.
Por último, mas não menos importante, você lembra do Rick idiota? Então, ele na verdade seria o Morty, enquanto o Morty do mal seria o próprio Rick que teria trocado de corpo com seu neto. Essa teoria se justifica ao passo de que, se Rick usa as ondas estúpidas de Morty para camuflar sua genialidade, o que seria melhor para isso do que virar o próprio Morty? Mas, na contramão das outras teorias, essa é a menos provável. Uma vez que o Rick idiota é tão inteligente quanto os outros Rick’s.
A guerra do Morty do mal contra todos os Rick’s é um possível plot twist na série. Se posicionando como um grande antagonista, Morty do mal tem tudo para voltar a nos surpreender na quarta temporada. Uma coisa é certa, os mistérios ficarão cada vez maiores.
Na espera da 4ª Temporada, uma das melhores séries de animação que eu já vi.