O FIM DE HORA DE AVENTURA
Pois é, meus amigos, aquele dia chegou. O dia em que o Cartoon Network anunciou o fim de seu principal desenho: Hora de Aventura (Adventure Time). Atualmente a animação é, sem dúvida, o maior sucesso do Cartoon. Ela conquistou fãs fervorosos, e não estamos falando de crianças, a paixão pelo desenho é vista até nos adultos.
Devemos acompanhar aventuras inéditas de Finn, Jake e seus amigos pela Terra de Ooo até 2018, já que a nona temporada será a última. Inclusive, ela já está em produção.
Sobra o fim, o criador da série, Pendleton Ward, disse: “Hora de Aventura foi um projeto passional para as pessoas da equipe, que deram tudo de si na arte e nas histórias. Tentamos passar algo genuíno em todos os episódios e fazer uma série que fosse pessoal para nós, e que também tivesse piadas! Estou muito feliz que (o desenho) tenha se conectado com o público por tanto tempo. É algo especial, acho”.
A notícia do fim da animação surge depois de uma série de outros anúncios de “términos” que o Cartoon Network vêm fazendo, primeiro foi O Incrível Mundo de Gumball, seguido por Apenas um Show e agora Hora de Aventura.
Então o que nos resta, , é relembrar dos melhores momentos de Hora de Aventura. São tantos, mas o que deixou a animação tão conhecida, além de uma boa pitada de piração, foi sem dúvida a história.
O enredo por trás do desenho é muito peculiar, em vários sentidos. Um único humano que vive acompanhado por seu fiel cão mágico em um mundo cheio de magia, princesas e seres nunca antes imaginados. Parece simples, mas a história é tão complexa que deu pano pra manga para muitas teorias da conspiração. A principal delas é que a Terra de Ooo na verdade é o nosso planeta Terra em uma realidade pós apocalíptica, onde a Grande Guerra de Cogumelos (citada no desenho) é na verdade a explosão de uma grande bomba nuclear, que dizimou a humanidade como conhecemos hoje. Clicando aqui você pode conferir as várias teorias sobre a série.
Hora de Aventura é assistido por milhões de pessoas, e algo que certamente nunca vamos esquecer é da abertura. Que saudades vai dar de ligar a TV no Cartoon e escutar a tradicional musiquinha anunciando mais uma aventura de Finn e Jake.
Como esquecer a música da panqueca de toucinho do Jake?
Outra música que virou uma das mais famosas do desenho foi I’m Just Your Problem, cantada por Marceline. Foi nesse episódio que também começamos a desconfiar que Marceline e Princesa Jujuba já tiveram um envolvimento romântico no passado.
https://www.youtube.com/watch?v=vLyGQnKMeLU
A Marceline é responsável por muitas das músicas do desenho. E ao falar dela como não lembrar do Rei Gelado, ou Simon. A história dos dois é linda e triste, e por isso mesmo é a mais bela do desenho. Sobreviventes da Grande Guerra de Cogumelos, Simon cuidou de Marceline, que era só uma garotinha, em um mundo acabado e em constante mudança. Mas para protegê-la ele precisou usar a coroa e isso custou a sua sanidade. Sabe aquela frase, com grandes poderes vem grandes responsabilidades? Pois é, a coroa deu poder a Simon, mas o enlouqueceu a tal ponto que ele não se lembra de quem já foi um dia, e muito menos de Marceline. Na música I Remember You, entoada por ambos, e escrita por Simon anos atrás (quando ele ainda tinha alguma consciência) alguns dos versos são bem tocantes:
O desenho sempre foi conhecido por, além de ser sem noção, ter alguns momentos que só +18 entendem.
https://www.youtube.com/watch?v=dhzACuFyPcQ
Isso nos leva a outro ponto importante do desenho. Finn, sendo o humano que é, tem problemas sentimentais e de relacionamentos. Desde o começo da série víamos ele apaixonado pela Princesa Jujuba, que nunca deu bola pra ele, até o momento em que ele conhece a Princesa de Fogo e sua vida muda. Finn e Princesa de Fogo se apaixonam e desenvolvem um relacionamento romântico, o que começa como algo bobinho já mostra um amadurecimento do personagem. Quando a série começa Finn está no auge de seus 13 anos, inocente, apaixonado, bobo e sonhador. Quando ele se envolve com a Princesa já está com 16 anos. Durante o relacionamento dos dois até temas como sexo e masturbação foram abordados, de forma sutil, mas uma olhada mais atenta permite ver os dilemas da adolescência pelo qual o garoto está passando. Após o relacionamento dos dois não dar certo, Finn começa a passar o rodo e fica com quase todas as princesas da Terra de Ooo, na esperança de esquecer a Princesa de Fogo.
As tramas desenvolvidas ao longo dessas anos parecem capazes de desenrolar muitos episódios ainda, o que torna mais difícil aceitar o fim da série. Mas com o fim de quase todos os seus desenhos principais fica a pergunta, o que será que o Cartoon Network está preparando?
Uma das compositoras e roteiristas da série, Rebecca Sugar, deixou a equipe do desenho em 2013 para criar o seu próprio: Steven Universe.
https://www.youtube.com/watch?v=Ye5OQisV3j4
Steven Universe também se tornou um sucesso. Se baseando em todos os desenhos lançados pelo Cartoon nessa nova geração, acredito que os sucessores das animações que tanto amamos não vão deixar a desejar.
Embora, é claro, desejarmos acompanhar as aventuras pela Terra de Ooo até o fim dos nossos dias, vamos ser otimistas. Esperamos mais desenhos sem noção e pirados, Cartoon Network, por favor!