HORA DE AVENTURA E SUAS TEORIAS
Se você é fã de desenhos é claro que conhece Hora de Aventura (Adventure Time), mas, se por acaso você não é desses que deixa a sua TV ligada no Cartoon Network o dia inteiro – como essa pessoa que vos escreve – você deveria dar ao menos uma chance para esse desenho.
Hora de Aventura é um desenho considerado infantil e é exibido no canal da TV fechada Cartoon Network, mas a história do desenho é praticamente toda implícita. É muita coisa pra você entender e pegar nas entrelinhas dos episódios, e a história é tão adulta que chega a assustar. Por conta disso pipocam teorias na internet, uma mais interessante que a outra, e algumas já foram confirmadas em vários episódios. Ainda assim, há muita coisa a ser revelada sobre o passado, presente e futuro da série.
O universo do desenho é situado na Terra de Ooo, a princípio você acha que é só mais um universo alternativo e maluco de desenho animado. Ledo engano, meu amigo. No decorrer da série há vários indícios de que na verdade Ooo já foi o nosso planeta Terra, esse que conhecemos, vivemos e amamos. Esse fato já apareceu em tantos episódios que é confirmadíssimo. Mas você deve estar se perguntando como a Terra, de uma hora pra outra, ficou tão “maluca”, não é mesmo?
Na verdade o mundo em que Finn e Jake vivem trata-se de uma Terra pós apocalíptica mil anos depois da Grande Guerra de Cogumelos. Essa guerra faz referência a uma desastre nuclear, ou seja, o fim do mundo como o conhecemos se deu por causa de uma bomba nuclear que destruiu toda a humanidade.
Veja como o cogumelo na verdade faz alusão a uma explosão nuclear:
Em vários momentos do desenho há indícios sobre isso. Talvez o mais cruel (pelo menos o que mais mexeu comigo) tenha sido o do episódio Oceano do Medo. Enquanto Finn e Jake afundam no mar dentro de um submarino podemos observar vestígios do que um dia já foi uma cidade; com prédios, carros, etc. Rapidamente você consegue ver em um desses prédios destroçados duas pessoas mortas (um casal) e seu cachorro. O mais chocante é que os cadáveres não são representados por esqueletos, mas são corpos reais.
Essa teoria leva a uma outra, a de que todos os habitantes de Ooo são mutantes.
Oras, se o fim do mundo se deu através de uma guerra nuclear tudo ficou contaminado e cheio de radiação depois, o que resultou em novas formas de vida surgindo. Durante o episódio em que Marceline revela seu passado ficou claro que todas, ou quase todas, as formas de vida que habitam essa nova Terra são mutantes.
A história contada pela rainha vampira mostra como Simon acabou se transformado no Rei Gelado, e dá a entender que se passa logo depois da Grande Guerra de Cogumelos. Em um mundo pós-apocalíptico Simon tenta manter Marceline salva de seres estranhos e bizarros que tentam atacá-los, o que culmina em ele ter que usar a coroa e assim enlouquecer virando o próprio Rei Gelado. Pois bem, nesse episódio podemos ver uma Terra em intensa transformação, assim como os seres que os atacaram. Em dado momento vemos uma gosma rosa de chiclete ganhar feições humanas e sorrir para Simon, o que o deixa assustado.
Há muitos personagens que merecem destaque em Hora de Aventura, há contradições e mistérios na história de quase todos eles, ou pelo menos dos principais. Como a dissertação seria longa isso é assunto para outro dia, mas vou dar uma resumida básica só pra saciar a curiosidade.
A Princesa Jujuba é um ser com milhares de anos, Finn acaba por descobrir isso em um dos episódios, até então ele achava que ela tinha apenas 18 anos. Não sabemos ao certo a origem dela, mas que criou todo o reino doce e quase todos os seres que nele habitam. Ela é uma cientista e muitas vezes não se importa com as consequência de seus experimentos e cria vidas como se fosse algo corriqueiro do seu dia a dia (meio Dr. Frankenstein isso, não?). Alguns fãs gostam de acreditar que ela seria uma vilã não declarada da história.
Um personagem que tem se destacado e ganhado o coração de muitos fãs é o Rei Gelado. No começo não conseguíamos sentir nenhuma empatia por ele; ele era chato, carente e gostava de sequestrar princesas. No decorrer da história conhecemos sua trajetória e o motivo de toda essa carência é realmente tocante, Simon teve que abrir mão de sua vida para se tornar o Rei Gelado. Perdeu o amor de sua vida, Betty, sua consciência e sua sanidade. O motivo foi nobre: salvar Marceline, até então uma garotinha precisando de ajuda em um mundo acabado.
Outro fato interessante sobre o Rei Gelado (Simon) é que ele descobriu o Enquirídio, o Manual do Herói, e graças a isso a magia, há muito perdida na Terra, pode ser restaurada. Isso levou a construção da bomba nuclear (uma fusão de tecnologia e magia) que acabou com o mundo. Quem estaria por trás da construção dessa bomba seria o próprio Simon, Abadeer (pai de Marceline) e o pai do Finn. O conteúdo dessa bomba é o mal supremo, a entidade conhecida como Lich, vilão supremo da série e que sempre atormenta os heróis.
Há muitas, MUITAS teorias sobre Hora de Aventura. Uma mais interessante que a outra, e se você – como eu – é fã do desenho vai passar horas pesquisando sobre isso. Fora as outras referências adultas que o desenho faz, como sexo e puberdade, por exemplo, mas isso é assunto para um outro artigo.