DE VOLTA AOS ANOS 80 COM APENAS UM SHOW
Apenas um Show (Regular Show) é um dos melhores desenhos do Cartoon Network exibidos atualmente. O engraçado é que diferente de seu “irmão”, o popular Hora de Aventura, Apenas um Show vai por uma linha um pouco diferente, o que não o torna menos querido entre os fãs de desenhos.
Acho que é unânime que os dois desenhos são uma piração, mas as “piras” são diferentes. Enquanto Hora de Aventura é uma viagem muito louca e muito non-sense, Apenas um Show é uma viagem psicodélica, onde as coisas (por incrível que pareça) fazem sentido. E não só o isso, o desenho é infestado de referências aos anos 80, sério, são muitas mesmo.
Mas como ele surgiu?
Bom, seu criador, J.G Quintel, estudou na California Institute of Art, criada pelo próprio Walt Disney, em 1960. Durante a faculdade Quintel fez vários curtas de animação, daí surgiram alguns personagens, como o Pairulito. Por isso ele é tão velho no desenho, é uma piada interna já que ele foi o primeiro personagem criado.
Quem assiste o desenho está acostumado a ver Mordecai sempre acompanhado de seu melhor amigo, Rigby. Os dois vivem se metendo em confusões e irritando Benson, chefe deles. Mas e se eu dissesse que antes de Rigby ser criado Mordecai vivia suas aventuras ao lado de Benson? É verdade, confere aí:
Pra quem não sabe Mordecai é uma versão do próprio Quintel durante a faculdade, inclusive é ele mesmo que dubla o personagem na versão norte americana.
O desenho começou a ser exibido no Cartoon Network em 2010 depois de Quintel participar do Cartoonstitute, um projeto do Cartoon Network que possibilita que novos talentos criem programas piloto que podem (ou não) se tornar uma série fixa entrando na grade do canal infantil.
Agora que você já sabe mais sobre a história do desenho, vamos falar em como ele nos faz voltar aos saudosos anos 80, década em que, por sinal, essa que vos escreve nasceu.
Apenas um Show, como eu disse lá em cima, é uma verdadeira viagem psicodélica. Parece que você tomou um ácido e está tendo as mais inimagináveis e incríveis aventuras e descobrindo universos paralelos.
O desenho faz referências a ícones clássicos dos anos 80, como por exemplo o boneco Chucky. Quem não se lembra de Chuky nem que seja em seus piores pesadelos? O boneco assustou as crianças, e também as não tão crianças assim, da época. Em um episódio de Halloween conhecemos Percy, o boneco de Pairulito, que lembra muito o nosso velho conhecido boneco assassino.
Qualquer semelhança é mera coincidência, não? Nesse caso não mesmo.
Essa outra é um clássico dos clássicos, no episódio intitulado Biscoito da Sorte o bruxo mostrado faz referência a Lo Pan.
Você não sabe quem é Lo Pan? Não se preocupe, meu caro amigo, eu lhe explico: Lo Pan é um feiticeiro chinês que apareceu no filme Os Aventureiros do Bairro Proibido, que estreou em 1986. Apesar de ter fracassado nos cinemas, o filme virou um clássico da sessão da tarde.
A próxima referência é bem clara, em um episódio Mordecai e Rigby acabam machucando Benson acidentalmente e mesmo assim resolvem levá-lo a uma festa. Soa familiar, não? Se você ver o episódio vai se lembrar claramente de Um Morto Muito Louco.
Esse mesmo episódio faz outra referência fantástica, depois de tomar o Mississipi Queen, Mordecai, Rigby e Benson tem uma viagem pra lá de psicodélica ao som da música que leva o mesmo nome do drink. Pra quem não sabe, Mississipi Queen foi um clássico do rock dos anos 70, da banda Mountain. Mas em 1985 ela foi regravada pela banda W.A.S.P.
Ainda falando de música, em um outro episódio de Apenas um Show dois clássicos musicais são homenageados. Em uma boate de karaokê Mordecai e Rigby cantam We’re Not Gonna Take It do Twisted Sister, enquanto Pairulito canta Footloose.
Outro ícone dos anos 80 presente em Apenas um Show foi um símbolo da luta livre nos anos 80: ninguém menos que Hulk Hogan.
Você deve se lembrar dele, que inclusive chegou a lutar com o próprio Rocky Balboa, em Rocky 3.
Pra encerrar, eu deixei o melhor por último. Um dos maiores clássicos dos anos 80 não poderia ficar de fora, é claro, De Volta para o Futuro também fez sua aparição em Apenas um Show.
No episódio intitulado Saltitão Contra a Teconologia, conhecemos um amigo seu de longa data, Techmo. O personagem dirige um carro muito parecido com o DeLorean do Doutor Brown.
Apenas um Show apresenta elementos clássicos e comuns dos anos 80, e 90 também, tais quais vestimentas, jogos, eletrônicos e músicas. A animação está sempre mesclando essas referências a seu favor, ao mesmo tempo em que segue uma linha mais retrô em um contexto desenvolvido em meio a características da cultura pop, tão vivaz na série e na vida de seu criador, J.G Quintel.
Se você é tão fã da cultura pop, como nós da NerdNation, o desenho é um prato cheio. Ainda mais porque as referências são tantas que um artigo para listar todas elas ficaria enorme, e mais referências estão por vir. Disso a gente tem certeza.
No mês de março eu fiz um artigo intitulado O Mundo de Referências nos Desenhos Animados, é só clicar e ler. Lá tem outras referências a Apenas um Show que não foram citadas aqui, então vai lá dar uma olhada que vale a pena.