13 Reasons Why mostrando de perto o suicídio e o bullying
Baseada no livro Os 13 Porquês, escrito por Jay Asher, a série 13 Reasons Why é a febre do momento.
Mas por que mais uma série de adolescente está fazendo tanto sucesso?
Por mais que o enredo dela seja envolta da rotina adolescente típica que vemos em filmes americanos, com personagens fúteis e bobos, ela é muito mais que isso e seus personagens tem muito mais a mostrar.
Hanna Baker, a personagem principal comete suicídio. No lugar de uma carta de despedida ou um bilhete, Hannah grava varias fitas contando os motivos que a levaram a escolher morrer. Os motivos não são contados de forma direta. Como já diz o nome da série, Hannah mostra 13 motivos pelos quais ela se mata e cita as pessoas ‘responsáveis’ pela sua morte.
O suicídio é uma responsabilidade coletiva e não individual. Claro, a decisão foi única e exclusiva de Hannah, porém as circunstâncias que a levaram a tal ato é uma falha de várias pessoas que não cumpriram com um papel importante na vida dela.
Quando conhecemos a personagem, vemos claramente que ela não é naturalmente depressiva e sim uma pessoa extrovertida que inicialmente está disposta a ter novos amigos, a namorar, conhecer pessoas, enfim, se socializar e curtir a vida da melhor forma possível. Lentamente acompanhando a vida de Hannah, vemos aos poucos ela se magoando e se decepcionando com todos a sua volta.
Clay Jensen, um adolescente que estuda na mesma escola que Hannah recebe uma caixa com algumas fitas cassete. Quem as recebeu é um dos motivos pelo qual ela se matou.
Misturando o passado com o presente, acompanhamos Clay na maior parte da série desvendando o que aconteceu. De uma maneira dolorida, ele vai aos poucos entrando na cabeça de Hannah e entendendo sua dor. A questão mais complicada que os personagens tem que lidar, é saber que foram responsáveis pela morte de uma pessoa. Isso acaba afetando a todos que receberam as fitas e suas vidas vão desmoronando.
Seria muito mais fácil simplesmente entregar as fitas para os pais da garota ou diretamente à polícia, porém a culpa é tão forte entre os personagens responsáveis, que acabam fazendo o ultimo desejo de Hannah, mesmo que essa não seja a verdadeira intenção deles.
13 Reasons Why não é apenas mais uma serie de drama adolescente. Podemos analisá-la de uma forma positiva pelo fato de que pode ajudar pessoas que estão precisando e tentar abrir o olho de quem pensa que não pode contar com ninguém. Entender e tentar observar os sinais de alguém que está sofrendo é muito importante , pois Hannah pede ajuda diversas vezes e ninguém entende, ou ela acabava se afastando. Isso foi se tornando tão frequente que ela simplesmente parou de importar com tudo.
No decorrer da serie vemos duas verdades, a de Hannah e do seu ‘porque’. Não é que Hannah estivesse mentindo sobre os fatos que conta, mas ela enxerga a verdade dela. A verdade da outra pessoa pode ser totalmente diferente, por isso que alguns personagens não a entendem. Entender Hannah é muito importante para entender que o suicido não é um ato de egoísmo ou fraqueza, mas sim um ato de desespero por se achar incapaz de seguir em frente.
13 Reasons Why é uma série pesada que aborda vários problemas sérios e difíceis de se falar. O bulliyng, a violência sexual e o suicídio são mostrados de maneira direta para chocar e fazer o telespectador pensar e repensar como nos tratamos diariamente e como podemos melhorar. Ela passa um recado aos pais que sempre conversem e escutem seus filhos.
Aos que ouviram as fitas de Hannah, alguns levaram como algo bom para tomar uma atitude e melhorar, mas outros não seguiram para esse mesmo lado e a culpa acabou sendo maior sentimento que puderam sentir.