Livros | HQs

Quadrinhos e a Religião

Toda História em Quadrinhos, acaba sendo um paradoxo dos nossos tempos usando fatos e acontecimentos da nossa realidade para criar grandes sagas. Tendo isso em vista é difícil acreditar que um fator tão entranhado em nossa sociedade atual, a religião, não tenha ganhado muito espaço nas HQ’s.

Muitos dos heróis e personagens que adoramos, tem sua existência pautada pura e simplesmente na ciência, Homem de Ferro e sua armadura high tech, Capitão América e o soro do super soldado ou o próprio Hulk que desenvolveu seus poderes após um acidente com raios gama. Quando falamos em ficção cientifica, fica mais fácil ter uma aceitação da coisa. Ninguém vai discordar sobre a existência de um fato pseudocientífico dentro de uma história. Agora a religião pode ser mais complicado, talvez por isso seja mais simples tratar o Superman como um tipo de Jesus, que venho de uma outra existência para nos salvar, mas explica-lo como um alienígena, alguém que tem seus poderes graças as condições que nosso mundo oferece e não por ser de fato uma divindade.

E quando finalmente chegamos perto de ter um verdadeiro Deus nos quadrinhos, como Thor e toda a galera em Asgard, logo somos bombardeados com uma explicação que beira mais a lógica do que a mitologia, parafraseando o próprio Deus do Trovão em seu primeiro longa: “Venho de um mundo onde ciência e magia, são a mesma coisa”.

Mas apesar de todo esse receio em tocar neste tão delicado assunto, alguns roteiristas fizeram questão de dar algo em que acreditar à alguns personagens. Confira uma lista de heróis e vilões que externaram sua fé:

Católicos

Por várias vezes foi possível ver a religiosidade destes personagens, seja rezando fervorosamente, como o mutante Noturno, sempre acompanhado de um terço como HellBoy, ou confessando seus maiores pecado como Demolidor.

Judeus

Talvez o mais icônico personagem, que deixou a história de seu povo guiar suas ações pela história, tenha sido Magneto. Parte de seu ódio pelos humanos é creditado a sua infância em um campo de concentração nazista. Também compartilham da prática religiosa Bem Grimm, O Coisa do Quarteto Fantástico e a Lince Negra, integrante dos X-Men.

Protestantes

A religião mais comum nos Estados Unidos, também tem adeptos no mundo dos quadrinhos. Icônicos personagens como Homem Aranha, Ciclope, Capitão América, Flash e Lanterna Verde, já se mostraram adeptos a pratica religiosa.

Outros heróis tiveram uma relação mais distante da religiosidade, como o Homem Morcego que apesar de ser criado nos preceitos da igreja Anglicana, abandonou a doutrina após a morte de seus país. Muitos autores sugerem que após suas viagens pela Ásia, Bruce Wayne, passou a seguir os ensinamentos de Buda.

Já o Homem de Aço, já apareceu por diversas vezes frequentando a igreja Metodista. Prática que o herói abandonou assim que seus poderes se revelaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *