Livros | HQs

Índice da Maldade – DC Comics

Por muito tempo diversos estudos tentaram entender o comportamento de um psicopata, na tentativa de classificar este comportamento, o psiquiatra forense Michael Stone criou uma tabela chamada O Índice da Maldade.

Mas e na cultura pop, será que está tabela comportamental também funcionaria com os mais perversos vilões das histórias em quadrinho? A chamada hierarquia do mal, traça o perfil do psicopata em 22 níveis. Sendo o primeiro assassinos que matam por legitima defesa e o vigésimo segundo para os assassinos e torturadores em série. Contexto histórico e premeditação, também são levados em consideração na hora de categorizar o indivíduo.

Neste primeiro artigo classificaremos alguns dos mais icônicos personagens da DC Comics, confira:

Sr.Zsasz

Vindo de uma família rica, Victor Zsasz viu seus pais morrerem em um acidente horrível, fato que o deixou em um estado de profunda depressão. Após viajar o mundo desperdiçando sua herança, ele acaba em Gotham, onde perde todo o resto para o Pinguim. Sem nada e largado na sarjeta, Zsasz perde totalmente sua sanidade, acreditando que está livrando as pessoas de um estado de “existência sem sentido”, ele inicia uma onda de assassinatos. Um fato curioso é que a cada morte, ele marca seu próprio corpo, o que o deixou com uma bizarra aparência.

Apesar de sofrer um grande trauma ao perder seus pais em um grave acidente, Victor Zsasz está no nível 13 da escala da maldade. Este nível se reserva aos psicopatas de personalidade bizarra e violenta, e que matam em acessos de fúria.

James Gordon Jr.

Talvez o psicopata mais realístico do universo DC Comics. Quando criança ele sempre preocupou a família, por ter comportamento antissocial e demonstrar prazer em matar pequenos animais. Após anos sem falar com o pai, o Comissário Gordon, ele retorna à cidade mostrando ser um homem correto e responsável. Mas em pouco tempo revela-se um assassino frio.

Por se mostrar um completo serial killer, James Gordon Jr ocupa a posição 11 na escala da maldade, reservado aos assassinos psicopatas que matam pessoas “em seu caminho.

Doutor Luz

Inicialmente uma presença fraca na famosa galeria de vilões da DC Comics, após diversas humilhações, Doutor Luz sofre uma violenta crise de identidade construindo um comportamento brutal para o personagem. Seus crimes vão de diversos assassinatos, até o estupro de Sue Dibny, a esposa sem poderes do Homem Borracha. O evento transformou o Doutor em um dos mais perigosos vilões da editora.

Se tratado de um crime sexual, o Doutor Luz ocupa a posição 17 da escala da maldade. Reservado aos psicopatas sexualmente perversos e assassinos em série: o estupro é a principal motivação.

Lex Luthor

O maior vilão do Superman, também ganha destaque aqui. Um cientista brilhante, que nutre um sentimento de inveja e impotência quando confrontado pelo Homem de Aço. Estes sentimento fizeram de Luthor um homem inescrupuloso, sem medo de fazer o que for preciso para derrotar seu rival. Seus atos vilanescos já o obrigaram a menti e até mesmo matar.

Apesar de um vilão brilhante, Luthor não pode ser considerado um grande assassino, por isso ele ocupa a posição 10 da escala da maldade. Reservado aos assassinos não-psicopatas que matam pessoas “em seu caminho”, como testemunhas – egocêntrico, mas não claramente psicopata.

Coringa

Difícil imaginar um vilão mais insano do que o arque inimigo do Homem Morcego, o Coringa. Personalidade e ações desconexas, dificultam uma análise profunda de sua personalidade. Mas em várias histórias já pudemos ver o Palhaço do Crime cometendo crimes odiosos.

Por se tratar não apenas de um assassino, mais também de um torturador que faz de tudo para despertar a loucura no Batman, ele ocupa a posição 20 na tabela do Índice da Maldade, reservado aos psicopatas assassinos-torturadores, onde a tortura é a principal motivação, mas em personalidades psicóticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *