Livros | HQs

ANIVERSARIANTES DO MÊS: ISAAC ASIMOV E J.R.R TOLKIEN

Logo no começo de janeiro duas figuras importantíssimas para a cultura pop e o mundo fazem aniversário. No dia 2 de janeiro, Isaac Asimov e dia 3 de janeiro ninguém menos que J.R.R Tolkien. Nós da NerdNation resolvemos homenagear esses gênios, e, claro que você já deve ter escutado falar sobre eles (ou pelo menos um deles), mas vamos mostrar um pouco mais da vida deles.

Isaac Asimov

De nacionalidade russa Asimov nasceu em 2 de janeiro de 1920, e foi quem escreveu Eu, Robô. Isso mesmo, o responsável por criar as três leis da robótica. Eis aqui:

Primeira Lei da Robótica: Um robô não pode causar mal, ou por negligência, permitir que o mal aconteça a um ser humano.

Segunda Lei da Robótica: Um robô deve obedecer a um ser humano, a não ser que a ordem dada contrarie a Primeira Lei.

Terceira Lei da Robótica: Um robô deve preservar a sua existência, a menos que isso contrarie a Primeira e a Segunda Leis.

Depois um novo livro, no qual robôs assumem a responsabilidade e governam os seres humanos, foi lançado, e junto com ele veio uma nova lei:

Lei Zero: Um robô não pode causar mal, ou por negligência, permitir que o mal aconteça à humanidade.

Essa chamada Lei Zero é de mais importância que as três anteriores, e Asimov fez questão de adicioná-la justamente porque em um mundo com robôs inteligentes, com capacidade de pensar e tomar suas próprias decisões, possam conviver em harmonia com seres humanos.

A contribuição literária dele é enorme e influenciou fortemente os filmes de ficção científica. Exemplos de longas como Eu, Robô (com Will Smith) e O Homem Bicentenário (com Robin Williams) podem ser citados.

Um fato interessante é que durante uma entrevista em 1988, Asimov falou sobre o impacto da internet na educação. Naquela época as conexões de computadores em redes ainda eram um experimento restrito somente em laboratórios. Assista:

É incrível como vários anos antes da internet se popularizar, ele estava correto em suas suposições.

J.R.R Tolkien

Com certeza você já viu a trilogia de O Senhor dos Anéis, imenso sucesso do cinema, e mais recentemente O Hobbit. Todos esses longas foram inspirados nas obras deste homem: Sir John Ronald Reuel Tolkien.

Ele  nasceu no dia 3 de janeiro de 1892 na África do Sul e sua contribuição é notável em todo o mundo até hoje.

Tendo sido professor de língua inglesa durante boa parte de sua vida, na Universidade de Oxford, escrever nunca foi sua atividade principal. Entre as obras literárias mais famosas criadas por ele estão O Senhor dos AnéisO Hobbit e O Silmarillion.

Durante anos, quando o material publicado por ele fez sucesso, negou inúmeras propostas para adaptar seus livros. O motivo era simples, segundo Tolkien, nenhuma das adaptações capturava o escopo épico e nobre de suas histórias. O que nos faz pensar o que ele acharia dos filmes dirigidos por Peter Jackson atualmente.

Sendo um filólogo e estudando as mais variadas línguas e seus efeitos culturais, o escritor exercitava o cérebro ao criar suas próprias línguas, que acabaram sendo utilizadas em suas obras. Como a maioria delas foi publicada após sua morte, seu filho, Christopher Tolkien, reuniu anotações antigas do pai e as editou no formato de livros que complementam o mundo criado por ele. Assim nasceram: A História da Terra-MédiaContos InacabadosOs Filhos de Húrin, O Silmarillion e A Lenda de Sugurd e Gudrún.

Nós recomendamos que você pesquise e conheça mais sobre a obra e a vida desses dois gênios que influenciaram tanto a ficção científica e a fantasia. Seremos eternamente gratos, pois, até mesmo depois de mortos, suas criações nos fascinam e intrigam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *