Harry Potter no mundo real
O universo mágico criado por J.K Rowling conquistou milhares de fãs ao redor do mundo, muitos de nós já sonhamos e desejamos fazer parte dele, e, por vezes, nos pegamos imaginando como ficar mais próximos desse universo. Tendo deixado sua marca no mundo, a saga cativou gerações de pessoas pelo globo, e, algumas delas, não se contentaram somente em imaginar como seria se algo desse universo existisse na nossa realidade.
Não é preciso ir muito longe para discutir esse fato, se você é usuário do iOS, por exemplo, já está acostumado com o Live Photos, verdadeiras fotos que se mexem. Há também os GIFs, amplamente utilizados pelos usuários na internet, e que é, nada mais, do que uma foto em movimento.
Você certamente deve se lembrar do Mapa do Maroto. Tendo pertencido ao pai de Harry e seus amigos, o mapa mágico permite ao seu dono localizar qualquer pessoa no castelo de Hogwarts, uma tecnologia que pode muito bem ser comparada com sistemas de localização já existentes nos aplicativos e smartphones, e que certamente localizariam qualquer pessoa usando a internet pelo mundo. Um exemplo bem palpável é que você pode compartilhar sua localização em tempo real no WhatsApp, com algum amigo ou conhecido. Há também aplicativos como o MeetMe (iOS e Android) e o Find My Friend (iOS) que permitem ver quem está perto de você.
Um dos objetos mágicos mais incríveis a que somos apresentados em Harry Potter é a Penseira, e, se eu te disser que ela pode existir no mundo real? O item é responsável por guardar as memórias de um bruxo, vivo ou não, e serve, muitas vezes, para assegurar as lembranças mais importantes. Uma vez mergulhado na Penseira, o bruxo poderá reviver nitidamente, e de forma extremamente real, o acontecimento em questão. Um tanto quanto diferente da Penseira mágica, mas ainda assim com os mesmos princípios, um inventor da IBM desenvolveu um assistente cognitivo que pode aprender tudo sobre alguém, e depois lembrar de informações que tenham sido esquecidas como, por exemplo, um nome. A ideia já foi incorporada no aplicativo I Remember (Android), que permite salvar informações para serem lembradas depois.
Mesmo os menos aficionados por Harry Potter já ouviram falar do Chapéu Seletor, responsável por selecionar os alunos de Hogwarts para as quatro casas da escola: Grifinória, Corvinal, Sonserina e Lufa-Lufa. Em 2016 o engenheiro norte-americano, Ryan Anderson, desenvolveu um chapéu muito semelhante ao do universo mágico utilizando a tecnologia da IBM Watson. Anderson realizou o feito com a intenção de agradas suas filhas, e fez testes com algumas celebridades, concluindo que Hillary Clinton e Stephen Hawking pertenceriam a casa de Corvinal.
A varinha é um item indispensável para qualquer bruxo que se preze, responsável por canalizar a magia, ela permite feitiços e encantamentos muito mais potentes ao seu dono, além de oferecer a possibilidade dele controlar sua magia. Uma empresa chamada Kano desenvolveu em 2018, em parceria com a Warner, um kit que ensina programação à crianças com uma varinha mágica. Compatível com tablets iOS e Android, além de computadores (Mac ou Windows), a varinha possui um sensor de movimento e conta com um aplicativo interativo.