#BlackLivesMatter | Como Estúdios e Atores estão se posicionando
Em 25 de maio, o ex-segurança negro George Floyd, já sob custódia, foi covardemente imobilizado e sufocado até a morte por um policial. A brutalidade da ação, que gerou o assassinato de Floyd, foi filmada e testemunhada por diversas pessoas que estavam no local. A ação descabida do oficial de policia, gerou uma onda de protestos por todos os EUA.
Atores e empresas do ramos do entretenimento, passaram a se posicionarem relação ao acontecido, repudiando a covardia e o racismo demonstrado, nessa e em diversas outras vezes, pela policia.
A truculência e brutalidade da policia com os manifestantes é documentada e exposta também por ator que integram as passeatas pelas ruas dos Estados Unidos, como mostra o ator Kendrick Sampson. Conhecido por participações em séries como: Supernatural, Flash e How The Get Away With Murder, Sampson postou um vídeo em seu Instagram pessoal, que mostra policiais usando de violência para com os manifestantes, que permaneciam com as mãos levantadas para o alto, pedido para que os oficiais não atirassem. Confira a postagem de Kendrick aqui.
Outro depoimento, vem do ator Cole Sprouse, o Jughead de Riverdale. Em depoimento feito na sua conta pessoal do Instagram, o ator afirma que foi preso, junto de vários outros manifestantes na Califórnia. Segundo o relato do ator, o protesto estava pacifico, até a chegada da policia, que confrontou os manifestantes e deu ordem de prisão para aqueles que não se retirassem. Entretanto, aqueles que rumavam para casa, foram abordados por outro grupo de oficiais, que algemaram e prenderam os manifestantes. “…Nos deram a opção de partir e deixaram claro que, se não recuássemos, seríamos detidos. Quando muitos se viraram para sair, encontramos outra linha de policiais bloqueando o caminho e então, começaram a nos algemar com lacres. Precisa ser dito que, como um heterossexual branco e figura pública, as consequências do meu encarceramento não são nada comparadas às de outros membros deste movimento. …” . Disse o ator em sua postagem.
Marvel, Netflix, Prime Video Brasil e Cartoon Network, são apenas algumas marcas entre vários estúdios e empresas ligadas ao entretenimento, que se mobilizaram e postaram notas de solidariedade e antirracistas sobre os acontecimentos.
O cineasta e ativista do movimento negro, Spike Lee, postou em sua conta no Twitter, um curta denominado 3 Brothers, mescla cenas do longa Faça a Coisa Certa, de 1989, e videos que mostram as mortes de Eric Garner e George Loyd, todas mortes de negros causada pelo uso de força excessiva por parte da policia. Confira:
3 Brothers-Radio Raheem, Eric Garner And George Floyd. pic.twitter.com/EB0cXQELzE
— Spike Lee (@SpikeLeeJoint) June 1, 2020
O ator e roteirista, Seth Rogen, se posicionou assumindo uma empreitada contra qualquer um de seus seguidores que não concordem com o movimento #BlackLivesMatter. Em seu Instagram, o ator postou o slogan do movimento e a frase: “Se esta frase é minimamente controversa para você, sinta-se livre para me desseguir. “.
Ver essa foto no Instagram
If this is a remotely controversial statement to you, feel free to unfollow me.