A jornada ascendente de Fortnite
Desde o lançamento de seu “acesso antecipado” em 27 de julho de 2017, Fortnite vem ganhando espaço entre os fãs de jogos de tiro online. Não apenas pelo bom desempenho e visual do game, mas sim (em grande parte) pelo modo Battleroyale adicionado pouco tempo depois do game ser liberado para o público, primeiro para PC, depois para os consoles Xbox One e Playstation 4.
A princípio o game tem uma campanha que o jogador enfrente hordas de zumbis enquanto completa missões como: defender o escudo da base, defender outros pontos de interesse da missão, salvar sobreviventes e por ai vai. Podendo o jogador escolher qual classe e personagem jogar, mas com um critério, só pode jogar com os personagens que você desbloqueia em prêmios durante o game, ou comprando com dinheiro de verdade, o mesmo vale para a grande quantidade de armas que o game possui.
ALGUMAS CLASSES DE ARMAS
CLASSES E MODELOS DE PERSONAGENS (EXISTEM MUITOS OUTROS)
Vamos aos fatos: o game cresceu graças ao modo battleroyale, mas o quê os estimulou a acrescentarem este modo tão de repente? Claramente foi por influência do sucesso de seu principal concorrente atualmente, o PUBG (player unknown’s battlegrounds) publicado pela BlueHole Studios.
Após o acréscimo do modo battleroyale (em setembro de 2017), a Epic Games (desenvolvedora e publicadora de Fortnite) e a equipe de desenvolvimento de PUBG tiveram alguns disparates. “PUBG” acusava a Epic de abuso, uma vez que a engine usada para ambos os games é uma propriedade da Epic, no caso a famosa Unreal Engine 4. Porém a poeira da confusão se dissipou e ambos seguem seus caminhos com sucesso. PUBG com seu game “Pay to play” e o Fortnite com o “Free to play”.
ALÉM DO TIROTEIO, O GAME TEM UM DIFERENCIAL INTERESSANTÍSSIMO, A POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR ESTRUTURAS. O QUE (PARA MIM) É O GRANDE CHAMARIZ.
No site de Streaming Twitch, PUBG reúne (em média) cerca de 70 mil espectadores, número que até o fim do ano passado não era alcançado por Fortnite. O quê não é mais o caso, uma vez que no início deste mês, Fortnite ganhou a dianteira como o game mais popular no Twitch reunindo em média 140 mil espectadores. Realmente um número bem significativo. Segundo o site de streaming, Fortnite é o game com mais horas assistidas na plataforma de propriedade da Amazon, e conta com aproximadamente 8 mil canais fazendo streaming do game.
A notícia mais “bombástica” disto tudo é que no seu canal no Youtube, a Epic postou um anúncio que revela a reabilitação do cross play entre PC e Xbox One (uma vez que PC e PS4 já está em vigor faz tempo) e também a notícia do Beta para IOS de Fortnite Mobile, que será acrescentado ao cross play (PC+XBOX+MOBILE / PC+PS4+MOBILE, nada de XBOX e PS4, apesar que particularmente acredito ter como burlar isso), segundo a Epic, o game terá versão futura para Android. Seu concorrente PUBG também tem sua versão mobile, mas exclusivamente na China, numa parceira da BlueHole com a Tencent.
E quem sai ganhando com tudo isso? Nós gamers, pois quanto mais sucesso os jogos que jogamos fizerem, mais as desenvolvedoras investem em melhorias, além de futuros novos títulos.
Até a próxima!