Games

BIOWARE – SÉRIE: DESENVOLVEDORES

 

Aqui estamos nós para ver um pouco sobre um dos ícones do desenvolvimento de Western RPGs (rpgs ocidentais) que adora fazer um game com bastante diálogo e narrativa.

Em 1994 na cidade de Edmonton, no Canadá, uma amizade surgiu entre Ray Muzyka, Greg Zeschuk e Augustine Yip, que cursavam medicina e partilhavam de gostos parecidos e o amor por games, animações e histórias em quadrinhos, possivelmente o que fortificou o futuro empreendimento dos amigos, porém conciliar o entretenimento que gostavam e a faculdade de medicina não era tarefa fácil, sendo que ambos demandam muitas horas de dedicação.

No ano de 1995, durante suas residencias, Ray e Greg começaram a programar softwares para serem usados para educação na Universidade de Alberta, então surgiu Augustine com o veio artistico para o grupo. Primeiro projeto do grupo: Simulador de Ácido-Base. Então no fim da faculdade, os amigos conheceram vários programadores de jogos e artistas de talento e notaram que o caminho que trilhavam estava mudando de sentido. Assim, em 1º de fevereiro de 1995 a Bioware Corp. ganhou vida. Como a maioria das grandes empresas, ela surgiu de onde ninguém esperava ou planejava.

Agora vamos aos games mais lembrados que essa empresa criou, talvez você tenha jogado e não sabia quem fez.

 

BALDUR’S GATE (pc, 1998)

Ver a imagem de origem

 

BALDUR’S GATE 2: SHADOWS OF AMN (pc, 2000)

Ver a imagem de origem

 

NERVERWINTER NIGHTS (pc, 2002)

Ver a imagem de origem

 

STAR WARS: KNIGHT OF THE OLD REPUBLIC (mmo, pc, xbox, 2003)

Ver a imagem de origem

 

JADE EMPIRE (pc, xbox, xbox 360, 2005)

Ver a imagem de origem

 

MASS EFFECT (toda a série, desde 2007, xbox 360, xbox one, ps3, ps4, android, ios e pc)

Ver a imagem de origem

 

DRAGON AGE (toda a série, desde 2009, xbox 360, xbox one, ps3, ps4 e pc)

Ver a imagem de origem

 

ANTHEM (pc, xbox one e ps4, 2019)

Ver a imagem de origem

 

Atualmente a Bioware é um dos estúdios da Eletronic Arts e está trabalhando em Anthem e no próximo título de Dragon Age, e quem sabe, se a EA não perder o direito de fazer games de Star Wars, a Bioware retorne com alguma jóia baseada nessa amada franquia.

Fábio Moreira

Um jovem (nem tanto) gamer padawan, quiçá um dia mestre nas artes "videogamisticas", formado em Design, escritor e Ilustrador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *