The Batman – Conheça algumas referências do novo uniforme
E sem qualquer alarde, sem anuncio prévio, Matt Reeves, o diretor da nova adaptação de Batman, estralado por Robert Pattinson, divulgou o primeiro vislumbre de novo uniforme do Homem Morcego.
Logicamente esse foi apenas um teste de câmera, sem muita pretensão e ainda sem os muitos efeitos especiais que o longa, certamente, irá receber em sua pós produção. Entretanto, ainda que em uma visão bem “crua” do uniforme, já podemos pescar diversas referências interessantíssimas que estão sendo resgatadas, tanto dos quadrinhos, quanto da série de games Arkham.
Separamos aqui algumas dessas referências, pra tentar desvendar onde o filme pode nos levar, vamos lá!
# O Símbolo do Morcego
De longe o que mais chama a atenção no curto vídeo é o peitoral da armadura. O tradicional símbolo do morcego, aqui ganhou ares de mais textura, metálico e pesado. Todo o design da peça do peito remete totalmente aos jogos da série Arkham, onde o herói tinha um traje um tanto mais tecnológico e tático.
Tudo leva a crer que o filme vá beber muito da fonte dos jogos, uma versão do Batman que é até hoje é extremamente elogiada pelos fãs. Junto das referências do uniforme, o diretor Matt Reeves, já deixou claro que pretende explorar ao máximo o lado detetive do personagem e com a quantidade de vilões escalados para o longa, é fácil traças as relações com os games.
Falando ainda do símbolo no peito do heróis, alguns fãs relacionaram a textura do morcego a de uma arma. Em uma HQ, escrita por Kevin Smith, é estabelecido que Bruce Wayne, derreteu a arma que assassinou seus pais, para criar o símbolo em seu peito. Um lembrete constante do trauma que ele jamais superou. Abordar isso no longa, pode dar uma boa e drástica profundidade ao personagem.
# Detalhes da Capa
O novo modelo da capa, foi outro ponto a chamar bastante a atenção dos fãs. Já à tempos atrás, boatos tomaram a internet de que o modelo do uniforme iria reproduzir o estilo desenhado por Lee Bermejo, quadrinista de Batman Noel. Apesar de ser uma ótima história, nela o uniforme do herói é mostrado bem diferente, com um capuz terminando sobre os ombros e com a capa criando um tipo de ombreira. Certamente o visual mostrado, não lembra muito o do quadrinho, mas vale notar uma certa “gola alta” mais evidente. A escolha não chega a evidenciar muito, mas é outro trabalho dos quadrinhos pouquíssimo referenciado nos cinemas.
# A Máscara
Outro ponto bem evidente foi a característica máscara do Batman. Ainda que tenha causado certa estranheza e até comparações com o Demolidor da Netflix, vale lembrar que este não é o visual terminado e ainda tem vários ajustes a serem feitos.
Logo de cara, o visual mais simples do capuz, quase que evidenciando as marcas de costura no couro da máscara, tem base uma base muito interessante nos quadrinhos, em Batman Ano Zero. Sim, a roupa com um jeitão de “feita a mão” pode sim ser uma referência ao herói em início de carreira. Já sabemos, de acordo com o próprio diretor que esse filme não vai explorar a origem do Batman, mas sim seu segundo ano como vigilante. O formato da máscara ainda, na luz vermelha parece uma forte menção a clássica capa de Batman Ano Um.
E para quem achou que os olhos em um formato um tanto estranho e sem muita definição, vale lembrar que outro boato que corre pela internet é de que, enfim, poderemos ver um Batman com os olhos brancos, exatamente como nos quadrinhos. O plano seria usar a mesma tecnologia em CGI, que deu movimentos a máscara do Deadool, porém, bem mais sutil.
E aí? Qual seu nível de ansiedade para a estreia de The Batman?