Filmes

Setembro Amarelo- Filme sobre a depressão: Melancolia (2011)

No mês de setembro se fala muito sobre depressão. Uma das campanhas que rolam durante o ano é a campanha do Setembro Amarelo, que desde 2015 existe para ajudar na prevenção do suicídio aqui no Brasil.

O filme Melancolia (2011) do diretor Lars Von Trier, retrata a depressão de uma forma poética e devastadora. 

Na abertura do filme, vemos vários trechos ilustrando o que de fato pode ser a depressão para as pessoas. Uma imagem da noiva andando com muita dificuldade, pois está presa raízes, como em um sonho no qual a pessoa não consegue se mexer.

Resultado de imagem para filme melancolia

A Terra está prestes a ser destruída por um planeta chamado Melancolia. Nesse filme a Terra pode ser representada pelo ser humano e o planeta Melancolia, a depressão. Ao mesmo tempo que é um filme de fim do mundo, ele consegue tratar de uma maneira bem clara a depressão e ainda une os dois temas. 

Geralmente filmes com temas apocalípticos tendem a ser megalomaníacos, mostram o governo americano tomando providências, outras pessoas se desesperando. Nesse filme é diferente. Tudo é focado nas irmãs e a maneira que elas lidam com isso.

Em um primeiro momento, vemos Justine (Kirsten Dunst) indo para a sua festa de casamento. Ela aparenta estar feliz, tem uma carreira promissora na área de publicidade e ainda se casando com o homem dos seus sonhos em um lugar maravilhoso. Aparentemente tudo que alguém poderia querer na vida. Tudo isso é apenas superficial, pois no decorrer da festa de casamento, vemos Justine se entregar à depressão. 

Em contraponto vemos Claire (Charlotte Gainsbourg), sua irmã mais velha. Ela não entende o que está acontecendo e entra em vários conflitos com Justine. As irmãs por mais que tenham muitas afinidades emocionais, passam por dificuldades que as fazer se amar e odiar ao mesmo tempo. 

Imagem relacionada

A festa acaba em tristeza para o casal Justine e Mike (Alexander Skarsgård) e eles se separam. 

Uma teoria possível sobre a mudança de Justine tem a ver com o planeta Melancolia, que está se aproximando da Terra. John (Kiefer Sutherland), marido de Claire, estudou as possíveis rotas do planeta e ele acredita com toda certeza que Melancolia só passará ao lado da Terra e não vai destruí-la. 

A segunda parte é sobre como Claire ajuda Justine em momentos extremamente difíceis de sua vida. O filme mostra a depressão de Justine de forma devastadora. Ela vai se rendendo ao destino que a aguarda e aceita o fim. Claire, por ter uma postura controladora e querer que tudo saia do seu jeito, tem muito medo desse planeta e a todo tempo fica tensa e apreensiva sobre a hipótese da destruição. A passagem do planeta pela Terra se torna uma tortura para ela.

O diretor pensa em todos os detalhes, até nas menores criaturas reagindo a esse destino que, para alguns é cruel e para outros, merecido. A Terra virou um planeta em que o mau triunfa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *