SeriesFilmes

Os zumbis da cultura pop

Os zumbis já conquistaram o cinema e a TV há muito tempo. O fato é que há quase 100 anos esse tema é explorado de várias formas e sempre surge uma nova história que pode ser original ou não, mas não há duvidas que essa temática deu certo e ainda vamos ver muita coisa por aí. Essa lista fala dos principais tipos de zumbi que existem na cultura pop e a maneira que eles evoluíram. Existem inúmeros tipos de zumbi e de características peculiares que definem cada um deles, aqui vamos mostrar alguns filmes principais.

A primeira aparição de um zumbi no cinema, foi em um filme de 1932 chamado Zumbi Branco. Uma característica diferente que vemos nesse filme é que os zumbis da história não são mortos-vivos e sim pessoas que se transformaram após tomarem uma poção feita por um feiticeiro e esse feiticeiro pode controlá-los e nesse caso, são usados para fazerem o mal. Não são sedentos por carne humana e nem cérebro.

Resultado de imagem para o zumbi branco
Zumbi Branco (White Zombie) – 1932

A noite dos Mortos Vivos – 1968 (George A. Romero)

Resultado de imagem para A noite dos Mortos Vivos - 1968

O filme inaugurou com grande estilo o tema apocalipse zumbi. A possível origem desses seres famintos por cérebro seria a radiação em excesso de uma sonda que voltou de Vênus. O comportamento deles é mais familiar ao que conhecemos, mortos levantando da terra e saindo atrás de cérebros para se alimentar.

A Volta dos Mortos Vivos – 1985

Imagem relacionada

Um experimento militar acaba dando errado e liberam um gás que faz com que os cadáveres ganhem vida e claro, vão atrás de pessoas para comer. O gore já é explorado, fazendo com que os zumbis fiquem mais feios e nojentos. Os mortos-vivos falam algumas poucas palavras com alguma dificuldade.

Madrugada dos Mortos – 2004

Resultado de imagem para Madrugada dos Mortos

A refilmagem do filme de 1978 tem a história parecida, porém a característica dos zumbis é diferente. Nesse remake, os zumbis são rápidos, tem os olhos e boca sangrentas, parecem que estão com algum vírus semelhante a raiva. O contágio também é mais rápido dependendo da onde a vítima foi mordida. Esse filme deu origem a vários com essas mesmas características de zumbis, alguns deles até fugindo do gênero terror e indo mais para o lado comédia.

The Walking Dead (2009-presente)

Resultado de imagem para The Walking Dead

A série mais famosa de zumbis está na 7ª temporada e desde o início vemos que os ‘walkers‘, como são chamados, tem sofrido mudanças e também tem se deteriorando ao longo dos anos.
O começo da série mostra walkers mais inteligentes, com memórias ainda ativas de quando estavam vivos. A cena de um deles tentando abrir a porta da própria casa nos mostra isso. Ao longo do tempo eles foram ficando mais burros e também foram se decompondo. A série deixa bem claro desde o começo que todos possuem o vírus, mas que ele se manifesta apenas se a pessoa é mordida ou se ela morre sem levar um tiro no cérebro. Já os próprios mortos vivos são lerdos e seguem barulhos.

Guerra Mundial Z – 2013

Imagem relacionada

Esses zumbis são diferentes. O propósito deles é espalhar o vírus e não comer as pessoas. Eles vão atrás de hospedeiros saudáveis para propagar a infecção. São rápidos e quando a pessoa é mordida ela demora apenas 10 segundos para se transformar.

Cooties – 2014

Resultado de imagem para Cooties

Um produto químico que é ingerido acidentalmente resulta essa epidemia zumbi, porém apenas crianças que não passaram pela puberdade são infectadas. Elas também são rápidas e devoram carne fresca.

Invasão Zumbi – 2016

Resultado de imagem para Invasão Zumbi

Nesse longa coreano, os zumbis são extremamente rápidos, tem características parecidas com os do filme Guerra Mundial Z misturado com de Madrugada dos Mortos, porém se eles não vêem a vítima, não atacam.

Santa Clarita Diet – 2017

Imagem relacionada

Esse tipo de zumbi é mais original, mas não é inédito. Algumas dessas características já foram exploradas em um filme chamado The Revenant (2009). Uma pessoa é infectada por um vírus e acaba morrendo, porém não aparenta estar morta, pois conversa e interage normalmente com as pessoas.

Em Santa Clarita Diet, a pessoa vomita uma quantidade absurda que seria impossível e além disso, ela vomita uma bola vermelha do tamanho mais ou menos de uma bola de tênis. Depois disso tudo, a pessoa morre e volta a ‘vida’ se sentindo bem melhor, mas seu corpo está morto. Com o tempo ela vai vendo que precisa se alimentar de carne fresca e se acidentalmente comer um ser humano, ela não consegue mais ficar sem comer carne humana fresca.  Sem contar também que já que seu corpo está morto, ele começa a se decompor.

 

One thought on “Os zumbis da cultura pop

  • Opa consegui encontrar as informações que estava
    precisando. Obrigado. Vou compratilhar no meu facebook.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *