Filmes

Os monstros mais monstruosos do cinema

Que o cinema é o lar dos piores monstros que nossa vã imaginação pode pensar nos já sabemos, bem como dos lugares mais lindos, fantásticos e perfeitos que podemos criar em nossas mentes, nossos melhores sonhos e  piores pesadelos. É como dizem, você pode mergulhar no mais profundo dos oceanos ou flutuar na mais alta das nuvens.

Com tanto espaço para imaginação é claro que os monstros não ficariam de fora, mas eu não falo apenas dos que te assustam, daqueles que te colocam medo assim que você apaga as luzes para dormir, ou quando você está sozinho em casa. Eu falo de monstros monstruosos, no sentido mais amplo possível da palavra. Aqueles que você ouve chegando a quilômetros de distância, pois seus passos vibram e ecoam por quarteirões, apavorando multidões.

A existência de monstros gigantes sempre mexeu com o imaginário humano, desde os primórdios da civilização ouvimos histórias de gigantes, bons ou maus, ou ainda divindades. Fato é que eles sempre mexeram com nossa curiosidade. Como não poderia deixar de ser, a magia do cinema retratou essas monstruosidades produzindo verdadeiros clássicos ao longo dos anos e nos deixando pensar como seria um encontro real com esses seres tão grandes.

King Kong definitivamente é um clássico monstruoso, de 1933 o filme de Merian C. Cooper e Ernest B.  Schoedsack fez tanto sucesso que ganhou uma nova versão em 2005, dessa vez produzido  dirigido por Peter Jackson. Uma curiosidade é que em 1976 um filme baseado no gorila gigante foi lançado, estrelado por Jeff Bridges, Charles Grodin e Jessica Lange, mas com pequenas mudanças em relação ao clássico de 30.

O filme de 76 não foi muito bem aceito pela crítica e pelo público, como você pode imaginar, já o de 2005 fez grande sucesso e circulou entre as maiores bilheterias da época, ficando em quinto lugar e perdendo apenas para Harry Potter and the Goblet of Fire, Star Wars: Episode III: Revenge of the Sith e The Chronicles of Narnia.

 

Como falar de monstros gigantes e não falar dele? Godzilla é o maior monstro que se tem notícia do mundo cinematográfico. De botar medo até nos maiores dos dinossauros, o monstro tem nada mais, nada menos, que cerca de 50 metros de altura. O original é um filme japonês de 1954 dirigido por  Ishirô Honda. Como virou um clássico desse gênero também ganhou uma refilmagem, a primeira em 1998 e a segunda em 2014, por estúdios norte americanos. O de 2014 é distribuído pela Warner Bros e dirigido por  Gareth Edwards.

 

Esse monstro nos causou verdadeiro horror não só pelo seu tamanho, mas porque ele mal aparece. Em Cloverfield acompanhamos a saga das pessoas para sobreviver ao ataque de um monstro gigantesco a Nova York, mas diferente do que estamos acostumados, o ponto desse filme não é mostrar de fato o monstro pra assustar. Temos apenas um vislumbre do quão grande ele é, afinal destruir uma cidade não é brincadeira. De 2008, o filme de J.J Abrams ganhou uma parte 2 recentemente na Netflix, chamada de The Cloverfield Paradox.

 

Vamos combinar que monstros e robôs gigantes é o que não falta em Círculo de Fogo. Dirigido por Guilhermo Del Toro o filme ainda não é considerado um clássico, mas definitivamente já figura na lista dos maiores monstros que vimos nas telonas. A Terra encontra-se em guerra contra os Kaijus, monstros colossais que emergiram de um portal interdimensional que fica no fundo do Oceano Pacífico, e para combatê-los a humanidade criou os Jaegers, mechas gigantes e humanoides controlados por ao menos dois pilotos, unidos através de uma ponte neural. Atualmente Círculo de Fogo: A Revolta, segundo filme da franquia, está em cartaz nos cinemas brasileiros.

 

Quando falamos de monstros gigantes não há como deixar de fora o mais simples e clássico de todos, os dinossauros. Desde pequenos esses seres pré-históricos pululam em nossas mentes nas mais diversas histórias de aventuras. Jurassic Park (1993) dirigido por Steven Spielberg, coroou a era de ouro dos dinossauros durante a nossa infância. Quem não se sente nostálgico ao relembrar do tiranossauro Rex correndo atrás das pessoas, embora na época ele nos causasse um pouco de medo.

É claro que o filme de Spielberg virou um clássico e os gigantes dinossauros voltaram. A franquia está de volta aos cinemas, agora chamada de Jurassic World. Os atuais longas são dirigidos por Colin  Trevorrow e estrelados por Chris Pratt, mas Spielberg ainda continua na produção.

Inclusive, Jurassic World 2 estreia nos cinemas em 21 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *