FilmesBlog

O Surfista Prateado no MCU será uma mulher – Mas precisava?

Ainda ontem a Marvel divulgou que no vindouro filme do Quarteto Fantástico, a talentosíssima Julia Garner, dará vida ao personagem Surfista Prateado, conhecido dos quadrinhos como o arauto de Galactus, o vilão devorador de mundos, notoriamente um personagem do gênero masculino.

Obviamente, para todos aqueles que leram minimamente os quadrinhos, sabem que provavelmente se tratará de uma versão alternativa do personagem, no caso Shalla-Bal, uma imperatriz imortal que já ocupou a vaga de arauto canonicamente nas HQs.

Mas a grande questão que fica é: Precisava usar uma versão feminina, pouquíssima conhecida até mesmo para os leitores mais assíduos de quadrinhos, apenas para mudar o gênero da personagem? Bem, muito distante de qualquer resposta rápida que defensores da liberdade e nerdolas possam pensar em dar, e muito antes de pensarem em termos básicos como se é “lacração” ou não, é preciso fazer um exercício de percepção e também de imaginação.

Algo pouco levado em consideração pelos ditos “fãs”, é que apesar de uma manifestação artística, um filme ainda é um produto gerado por uma indústria. A indústria do Cinema. E como tal, é pensado e idealizado para gerar lucro. A ideia de modificar o gênero, ou etnia, de um personagem nem de longe é feita para agradar ou desagradar qualquer grupo, mas sim gerar engajamento espontâneo. Exatamente como está acontecendo agora.

Erra quem acredita que uma produtora do tamanho da Marvel, assim como tantas outras, leva em consideração as mazelas de um grupo em especifico na hora de criar suas histórias. A ideia geral é fazer uso disso para gerar renda, e se no meio do caminho agradar socialmente, melhor ainda. No fim, não e sobre respeitar ou não ou fãs, sobre incels ou nerdolas. Mas sim, sobre o buzz que isso irá gerar para o filme. Um produto que, levando em conta elenco e direção, tem o potencial para resgatar a Marvel a sua antiga glória, quando o estúdio dominava o mercado.

Mais do que isso, é preciso levar em conta ainda os diversos rumores que saíram sobre a nova produção. É fácil imaginar que o filme pode se passar em um novo universo, algo amplamente abordado recentemente no MCU, por consequência, todo personagem tem versões diferentes. E nesse caso podemos ter mais de uma versão do Surfista Prateado, sendo uma delas interpretada por um inegável talento que é Julia Garner.

Sendo assim, exercite sua percepção e sua imaginação, mas fuja das abstrações e discussões sem sentido. Precisava mudar o gênero do personagem no filme? Lógico que sim! Faz parte do marketing, afinal o anúncio foi ontem e ainda estamos falando disso. E no fim, a notícia é que Julia Garner dará vida ao Surfista Prateado, goste você ou não. E a julgar pelos seus últimos trabalhos, certamente entregará um ótimo trabalho, acredite você ou não.      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *