Novos Mutantes e o lado déspota da Disney
Pouco antes de se cogitar uma união com a Disney, a FOX, motivada pelo sucesso avassalador dos filmes de super-heróis no cinema, resolveu dar liberdade para seus cineastas e apostou em estilos diferenciados para seu universo mutante. Dos resultados, projetos como: Deadpool e Logan, foram sucessos de crítica e público. Surge então, a ideia de um filme de terror dentro deste universo. Adolescentes mutantes, em uma instituição para mutantes problemáticos lutando contra suas paranoias, que poderiam ou não ser um perigo muito mais real do que se imagina. Pronto! Nascia então o longa intitulado Novos Mutantes.
Encabeçando o projeto estava Josh Boone, vindo do então recente sucesso A Culpa é das Estrelas, ele também assumira o roteiro ao lado de Knate Lee. Para o elenco era necessário jovens com pinta de “garoto problema”, para tanto a FOX reuniu Maisie Williams (Lupina), Blu Hunt (Miragem), Anya Taylor-Joy (Magia), Charlie Heaton (Míssil) e os brasileiros Henry Zaga (Mancha Solar) e Alice Braga (Dra. Cecilia Reyes). Nomes conhecidos e adorados do grande público.
Todo o projeto entrou em pré-produção em 2017, com data de estreia marcada para abril de 2018, três adiamentos depois, alguns fãs e principalmente a equipe envolvida com o longa, espera que enfim a estreia aconteça em meados de 2020.
Mas o que pode ter dado de errado? Bom, o que sabemos, através dos registros de bastidores do próprio diretor, é que toda a equipe se dava muito bem. O clima “família” do set era tão bom que chegou a ser usado como fator diferencial em algumas peças de divulgação do longa, como na foto postada por Boone, do elenco referenciando a icônica capa do álbum Highway to Hell do AC/DC. Entretanto, enquanto o clima do set de filmagem era favorável, no estúdio a coisa já não era assim. Correntes internas começaram a colocar o dedo na história, alegando preocupação por se tratar de um gênero de terror, dentro de um filme de super-herói. Esse foi o motivo para o primeiro adiamento, de 13 de abril de 2018, o filme passou para 22 de fevereiro de 2019, em seguida para agosto do mesmo ano.
Tempos depois dos adiamentos, começou a ficar claro o real motivo. A fusão entre FOX e Disney foi iniciada no final de 2017. Mas só venho a público no ano seguinte. Com os planos bem acordados, a Disney já teria iniciado algumas mudanças significativas nos lançamentos dos anos seguintes. Os títulos que de imediato sofreram mais drasticamente foram Fênix Negra e Novos Mutantes. O quarto longa da franquia X-Men, desde seu “reboot” em First Class, chegou a ter seu final reescrito a pedido direto da Disney,o plano inicial envolvia a raça alienígena Skrull, mas como a Marvel usaria os aliens em Capitã Marvel, vetou o uso em Fênix Negra. Ainda este ano, a própria Disney alegou não estar surpresa com o resultado final de Novos Mutantes, deixando nas entre linhas que o destino do longa, que já esta finalizado, pode realmente o esquecimento. Além disso, visando a baixa arrecadação de Fênix Negra, outras produções da FOX foram punidas com um drastico corte de orçamento.
Como é de conhecimento geral, uma das “minas de ouro” da Disney é a Marvel, com o acordo de fusão entre as empresas os X-Men agora poder dar seus primeiros passos no MCU e apesar disso levar qualquer fã a loucura, é preciso ter em mente que nem todos os filmes precisam ter a mesma fórmula. A ideia de não levar para o cinema um longa que já esta pronto, além de privar o público de algo que poderia ser realmente bom, ainda pode ser um desrespeito com os atores e equipe envolvidos no projeto.
A Disney já mostra uma mão de ferro no controle de seu conglomerado empresarial, resta saber como isso de fato vai afetar o produto que chega a nós, expectadores e fãs de cinema.