GamesFilmes

FILMES BASEADOS EM GAMES

Não é de hoje que Hollywood volte e meia inventa de fazer mais um filme inspirado em games de grande sucesso. Mas também há boatos sobre uma certa “maldição” que cerca os filmes baseados em franquias de jogos, mas por quê?

Bem, você como bom fã de cultura pop que é já deve ter lembrado de alguns exemplos que vieram à sua mente de filmes muito ruins que foram inspirados em games. Na verdade, nesse mundo bons longas são considerados exceções. Dificilmente eles acabam agradando aos fãs e ao grande público.

É preciso entender que o cinema e os vídeos games são dois tipos de mídia completamente diferentes, sendo assim uma adaptação literal fica impossível. Mas há outros fatores que corroboram para o fracasso desse gênero em específico. Muitas vezes o diretor e as pessoas envolvidas no projeto nunca jogaram ou vivenciaram o jogo, então elas acabam por fazer uma adaptação muito superficial com personagens sem profundidade alguma. Como consequência o público não compra o filme. De receitas assim vimos fracassar  Super Mario Bros e Street Fighter.

Super Mario Bros montou uma história completamente sem pé nem cabeça (onde crianças nasciam de ovos) para produzir e justificar o enredo do game. Não deu certo, o resultado foi, no mínimo, bizarro.

Já Street Fighter era muito esperado pelos fãs e foi uma das primeiras adaptações de jogos para as telonas, em 1994. Mas qual não foi a surpresa ao chegar no cinema e se deparar com os mesmos personagens envoltos em histórias totalmente diferentes da original? Como se o fiasco não tivesse sido completo, foram produzidos mais filmes depois do primeiro, na tentativa de emplacar a franquia, tsc.

Mas, vamos procurar ver o outro lado da moeda porque apesar de mal agouros rondarem os produtores desses longas, há também bons exemplos a serem citados.

É o caso de Tomb Raider, um dos primeiros que me vem a mente. O filme foi produzido em 2001 e levava Angelina Jolie no papel principal de Lara Croft. A receita game de sucesso e atriz de sucesso deu muito certo. O longa foi mais pro lado da ação e não da aventura e exploração, talvez por isso tenha conseguido prender a atenção do público.

Mortal Kombat é lembrado até hoje como uma das melhores adaptações do gênero. O filme foi lançado em 1995 e tanto o figurino quanto os personagens estavam condizentes com o jogo.

Terror em Silent Hill também fez sucesso com uma ambientação muito bem trabalhada, junto aos efeitos visuais e à trilha sonora o suspense consegue prender a atenção do espectador até o fim. O resultado só poderia ser sucesso de bilheteria.

Final Fantasy foi quase um divisor de águas. O filme inovou completamente com seus efeitos visuais e não deixou os fãs enfurecidos. Muito pelo contrário.

Já no cenário atual, o que podemos esperar das adaptações que vem por aí? Em 2016 as expectativas são grandes em torno de Warcraft e Assassin’s Creed.

Warcraft já estreou, e como fã assumida, posso falar que a maioria dos fãs amou o filme. São anos de espera para ver um filme digno da grandiosidade que é o universo de Warcraft. A história é enorme e muito rica, e é claro que adaptação nenhuma vai reproduzir isso com igualdade (não é possível), e talvez por isso as críticas especializadas foram pesadas. Mesmo assim o filme vem fazendo grande sucesso, e a possibilidade de produzirem a sequência (por favor!) é cada vez maior.

Assassin’s Creed deve estrear somente em dezembro, mas está deixando os fãs em polvorosa. A história de Assassin’s Creed, diferentemente do que se vê no gênero, foi escrita exclusivamente para o cinema.

Como você pode ver, nem sempre um game de grande sucesso garante um franquia e/ou bilheteria igualmente bem sucedida. São vários fatores que entram nessa equação, mas como fã ainda tenho fé de que Hollywood vai chegar lá. Aliás, pra mim ela já está chegou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *