Filmes

Especial Peter Fonda – Easy Rider (1969)

O filme Easy Rider completou 50 anos em julho desse ano e por uma infeliz coincidência,  Peter Fonda nos deixou com 79 anos no dia 16 de agosto de 2019.

Se você conhece esse filme, certamente conhece Peter Fonda. De muitos trabalhos no cinema, esse foi um dos mais famosos e marcantes de sua carreira.

Os jovens dessa época estavam se rebelando contra seus pais para viver uma utopia. Sexo, drogas e rock’n basicamente resumiram a década de 60.

Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) viajam de moto traficando drogas para o novo México. Com a grana guardada no tanque de gasolina, eles tentam ir para Nova Orleans no festival  Mardi Gras, um dos Carnavais mais famosos do mundo.

Em um determinado momento, eles são presos por desrespeitarem as normas de um local e na cadeia conhecem o advogado  George Hanson (Jack Nicholson). Depois de liberados, ele acompanha Wyatt e Billy rumo ao festival.

Imagem relacionada

Quanto mais ao sul eles chegavam, mais se revelava o preconceito contra eles. Em uma parada, George aprende a fumar maconha e filosofa sobre a liberdade. “Não têm medo de vocês, mas do que vocês representam”; “para eles, vocês representam a liberdade”; “falar de liberdade e vivê-la são duas coisas diferentes”.

Esse road movie tem uma fotografia incrível, com paisagens renovadas e junto com elas, a trilha sonora é marcada pela clássica Born to be wild (Steppenwolf ) entre outros clássicos do rock.

Claramente esse filme é um retrato do que os jovens queriam ver e ouvir naquela época. Rebeldia, liberdade, viver o agora. Parece algo que não envelhece. A liberdade de escolhas, de viver com quiser, sem amarras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *