Especial Oscar 2017: A Chegada
Esse é o mês da maior premiação da indústria cinematográfica, o Oscar. Preparamos um Especial Oscar 2017 para falar de alguns filmes que se destacaram esse ano e em 2016. Em 2017, 9 filmes estão concorrendo a estatueta de melhor filme e entre eles está A Chegada (Arrival).
A Chegada começa com uma ideia que já vimos em outros filmes: Seres de outro planeta visitando o planeta Terra e nós terráqueos em um primeiro momento não fazemos ideia do que está acontecendo e do por quê eles estão aqui. Qual o propósito deles na Terra? Em cada região do mundo, uma nave está misteriosamente parada no ar e um grupo de cada uma dessas regiões tem que tentar fazer comunicação com esses seres.
Conhecemos a linguista Louise (Amy Adams), que é contratada para entender a linguagem dessas criaturas chamadas de Heptapodes.
O filme nos leva ao instigante mistério sobre verdadeiro propósito dos heptapodes na Terra e Louise tem que descobrir a linguagem deles junto ao matemático Ian Donel (Jeremy Renner)
No decorrer podemos ver que a proposta dele é totalmente diferente dos filmes de invasão alienígena, como Independence Day e Guerra dos Mundos por exemplo. Quem espera muita explosão, mortes, raio lasers, talvez não goste ou acabe se surpreendendo com A Chegada. O intuito do filme é mostrar mais o lado civilizado desses seres e foca em construir uma narrativa bem tranquila e equilibrada ao longo de todo o filme.
Sua atmosfera é misteriosa e ao mesmo tempo assustadora. O filme não é muito fácil de entender e você pode achar que ficaram alguns ‘buracos’ no roteiro, mas se prestar bem atenção ou ver mais de uma vez, tudo se encaixa perfeitamente.
Como quase todo o filme imprevisível, com um plot twist impressionante, o final dele pode não agradar a todos, mas nos deixa uma mensagem incrível.