ESPECIAL DIA DOS PROFESSORES: GRANDES MESTRES DA FICÇÃO
O Dia dos Professores chegou, e é nesse dia que você aproveita para dar um mimo ou, ao menos, desejar um feliz dia dos professores. Uma coisa que todos temos em comum é que durante a nossa vida todos nós já tivemos (ou ainda temos) professores. Quem nunca ficava ansioso por uma aula porque o professor era gente boa, dava uma aula engraçada e que realmente prendia a nossa atenção. O contrário também acontecia, ás vezes a aula era tão chata que nem com muita determinação o conteúdo entrava na cabeça.
Se você procurar no dicionário o significado de professor é aquele que ensina uma arte, atividade, ciência, língua, etc. Ou seja, é aquele que ensina. Muitas vezes a relação aluno professor não fica restrita só a sala de aula, às vezes eles nos ensinam verdadeiras lições de vida.
Claro que na ficção nós também temos grandes mestres, inclusive, mesmo muitos deles não existindo na vida real nos ensinaram lições que levamos até hoje. Então pra comemorar esse dia dos professores nada melhor do que relembrar aqueles que ficaram para sempre em nossos corações.
Severus Snape – Harry Potter
Pottermaníaca que sou, é claro que tinha entrar alguém de Harry Potter nessa lista. Mas vamos ser sinceros, Snape ensinou uma lição pra todos nós: que as aparências enganam.
Desde o primeiro livro somos levados a crer que ele é um tremendo de um filha da mãe. Todos desconfiam dele, ele parece sempre estar pronto para atrapalhar os planos de Harry, tirar pontos da Grifinória ou desdenhar o menino que sobreviveu. O único que parecia o defender e confiar plenamente nele era Dumbledore. Bom, ele estava certo, em uma reviravolta no final da história descobrimos que Snape sempre esteve ao lado de Harry. Melhor ainda, ele o defendeu, protegeu e cuidou todos esses anos. Lágrimas rolaram dos nossos olhos perante essa descoberta.
John Kimble – Um Tira no Jardim de Infância
Como não lembrar de Arnold Schwarzenegger encarando um bando de crianças hiper ativas. O policial que é obrigado a se infiltrar em uma escola nos rendeu vários momentos de risada, e o mais importante, quem ensinou uma lição pra ele foram as crianças. O filme nos mostra exatamente isso, que o aprendizado é sempre uma troca.
Walter White – Breaking Bad
Walter White é um professor um pouco diferente. Ele está mais para um anti-herói do que um professor clássico. Mestre em química, ele acaba usando seus conhecimentos para se tornar um gigante do narcotráfico.
Edna Krabappel – Os Simpsons
Edna nos ensina uma lição fundamental da vida, a de que não somos perfeitos. Sendo uma professora politicamente incorreta, ela já se envolveu em inúmeras confusões ao longo dos anos. É certo que ser professora de Bart Simpson não deve ser uma tarefa fácil.
Mark Thackeray – Ao Mestre com Carinho
Clássicos também devem ser lembrados, como não falar em professores da cultura pop e não lembrar desse filme clássico da década de 60? Mark chega para botar ordem em uma escola quase sem esperança e com alunos vândalos. Mas eles não aceitam ordens de ninguém, muito menos de um negro. O longa traz a tona questões raciais importantes e nos dá uma verdadeira lição de vida, e moral.
Dewey Finn – Escola do Rock
Jack Black interpretou um dos professores mais divertidos de todos os tempos. Em Escola do Rock, Finn faz um bico como professor ao se passar por outra pessoa, mas ele acaba ensinando as crianças o que ele faz de melhor, a música. Mais uma vez o aprendizado se torna uma troca, pois não só Finn ensina notas musicais e tom aos alunos, mas eles também lhe mostram um outro lado da vida.
Professor Girafales – Chaves
A maioria dos brasileiros passaram as tardes rindo das trapalhadas do grande Mestre Linguiça. Ele nos ensinou a ver a vida de forma mais leve e alegre, pois mesmo lecionando para a turma da Vila (que não era nada fácil), ele nunca perdia o bom humor. E seus chiliques eram engraçados.
Melvin Thompson – O Grande Desafio
Inspirado em fatos reais, Melvin é um amante das palavras e um professor brilhante. Como o filme se passa nos anos 30 ele também retrata questões raciais importantes, trazendo uma mensagem importante ao telespectador, além de um ensinamento sobre as relações humanas em uma época influenciada pelo racismo.
Irmã Mary Clarence – Mudança de Hábito 2
Whoopi Goldberg interpreta novamente a tão amada Irmã Clarence nesse filme. Ao pegar um coral e cuidar dos membros como se fossem seus próprios filhos ela nos dá uma lição de amor ao próximo.
Esses foram alguns professores que nos marcaram com suas histórias e ensinamentos. É claro que na cultura pop há outros mestres, nem todos tem o título de professor, mas são tão sábios quanto e nos proporcionam verdadeiras lições de vida. Aqui nos restringimos aos professores “oficiais” mas todos os grandes mestres da ficção tem um lugar especial no nosso coração.