AS MELHORES E MAIS ÉPICAS TRILHAS SONORAS DO CINEMA
Todo mundo sabe que para um filme se tornar sucesso absoluto ele precisa de várias coisas: uma boa equipe, um bom roteiro, um bom diretor, atores talentosos, etc. Mas o que seriam das histórias que tanto nos cativam sem uma música para tornar o momento memorável?
Indiscutivelmente as trilhas sonoras cumprem um papel muito importante no mundo do cinema, elas nos permitem emoções naquela cena de morte, romance ou reviravolta. Como conseguiríamos nos preparar para um grande susto sem aquela música de suspense que já nos avisa o que vem pela frente? Ou aquela cena em que nós até estávamos conseguindo segurar bem o choro, mas quando começou a tocar a música não teve jeito, as lágrimas escorreram.
É claro que existem trilhas que se sobressaem e ficam pra sempre em nossas memórias, por isso nós vamos falar de algumas que consideramos mais épicas. Isso porque elas ficaram conhecidas de tal forma, que é impossível pensar no filme e não se lembrar da música, ou vice-versa.
O primeiro é Star Wars (que surpresa). A trilha sonora mais épica de todos os tempos foi composta por John Williams, tanto a música tema principal como a Marcha Imperial foram compostas por esse gênio musical.
De Volta para o Futuro (Back to the Future) marcou gerações e sem dúvida é um clássico dos saudosos anos 80. A sua trilha sonora contribui, e muito, para isso. Ela foi composta por ninguém menos que Alan Silvestri.
Rocky – Um Lutador nos inspirou não só pela sua história, mas também pela sua música. Quando você ouve o tema de Rocky se sente pronto para enfrentar todos os desafios aos quais geralmente sempre temos uma desculpa na ponta da língua. A trilha sonora foi composta por Bill Conti, e se você está precisando daquele incentivo é só dar o play:
Falando de desenhos, sem dúvida alguma o que marcou toda uma (ou várias) geração (ões) foi O Rei Leão. A história é emocionante e Simba nos fez chorar junto com ele nos cinemas, mas, meus amigos, que trilha é aquela? Sem dúvida o que dá o tom ao filme e faz dele um clássico tão épico até os dias de hoje é sua música. Elas foram compostas por Hans Zimmer, Elton John e Tim Rice.
https://www.youtube.com/watch?v=4_712Ex5fI8
Indiana Jones não poderia ficar de fora da nossa lista. A trilha sonora épica foi composta por John Williams (sempre ele).
A trilha sonora de Forrest Gump sempre me remeteu a uma inocência que é difícil de se observar nos dias de hoje. Esse era exatamente o propósito de Alan Silvestri, compositor do tema. A música dá todo o tom do filme: ingenuidade permeada por momentos inesquecíveis de glória. É muito amor.
O Poderoso Chefão tem uma das trilhas mais poderosas e simbólicas de todos os tempos. O compositor é Nino Rota e sua trilha se tornou ícone para filmes de máfia.
Gente, como não lembrar da Família Adams? A trilha sonora é épica e memorável, além de sombria mas ao mesmo tempo bela, divertida e, sem sombra de dúvidas, cativante. O responsável por tantos adjetivos foi Marc Shaiman.
Olha eleee! John Williams aparece de novo em nossa lista, senhoras e senhores. Ele compôs também a trilha sonora épica de E.T – O Extraterrestre. O filme se tornou um dos clássicos do cinema, assim como sua trilha sonora.
Super Homem é um dos heróis mais conhecidos pelo mundo, então é claro que sua trilha sonora tinha que fazer jus à ele. E quem estaria à altura de um desafio desse? John Williams, é claro, mais uma vez ele nos presenteou com músicas épicas.
https://www.youtube.com/watch?v=6ohreiBenzM
Falando de super-heróis, outro que precisava ter uma trilha sonora à sua altura é o homem morcego. Composta por Danny Elfman, Batman ganhou sua trilha sonora épica.
A música de Ghost – Do Outro Lado da Vida embalou vários casais apaixonados ao longo dos anos. Mas ela já existia antes do filme, foi composta por Hy Zaret e Alex North em 1955 e já foi gravada em mais de 500 versões diferentes. Entretanto a versão que ganhou o estrelato por fazer parte do filme Ghost foi a do grupo The Righteous Brothers.
A Pantera Cor de Rosa nos conquistou com sua trilha sonora. Composta por Henry Mancini, ela é essencial para o seguimento da história.
https://www.youtube.com/watch?v=9OPc7MRm4Y8
A trilha sonora de Piratas do Caribe nos cativa e é tão importante que até nos fez gostar de piratas. Composta por Klaws Badelt a música é marcante e torna-se uma grande aliada ao contar a história de Jack Sparrow.
É claro que não poderíamos deixar de falar de 007. Os filmes são considerados clássicos do cinema, e suas trilhas foram compostas por Monty Norman e John Barry, mas foi Norman quem deu luz ao tema clássico que acompanha o personagem até os dias de hoje.
A próxima franquia não poderia ficar de fora de jeito nenhum, mas é claro que eu colocaria ela aqui, não é mesmo? A música tema de Harry Potter foi composta por ninguém mais, ninguém menos, que John Williams. Sim, ele de novo. São oito filmes, e a partir do quarto as músicas foram compostas por outras pessoas, mas quem fez o clássico Hedwig’s Theme foi Williams.
Senhor dos Anéis tem uma das trilhas sonoras mais lindas de todos os tempos. As músicas nos remetem a uma calmaria mágica e nos fazem ter vontade de andar por aqueles cenários maravilhosos e verdejantes que vemos nos filmes. O responsável por essas músicas lindas é Howard Shore.
Como não falar de Titanic? A trilha sonora do longa nos emocionou junto com Jack e Rose. O tema foi composto por James Horner e Will Jennings, mas interpretada por Celine Dion.
Jurassic Park tem uma trilha realmente épica. O filme foi marcante e inovador e, junto com sua trilha sonora, tornou-se um clássico moderno do cinema, Ah, quem fez essa bela composição foi John Williams, lógico.
É fácil identificar um clássico e Somewhere Over The Rainbow é, sem dúvida, um deles. Ou você conhece alguém que nunca tenho ouvido a música? A trilha fez parte de O Mágico de Oz, e foi composta por Harold Arlen e E. Y. Harburg especialmente para Judy Garland interpretar no filme.
Você acha que só Star Wars tem uma trilha sonora épica? Que nada, Star Trek também fez sua lição de casa. Jerry Goldsmith nos presenteou com uma trilha empolgante e inesquecível.
Bonequinha de Luxo é um deleite aos nossos ouvidos. A melodia Moon River foi escrita por Henry Mancinie toda a sua trilha sonora partiu daí.
Viu como a trilha sonora é parte fundamental em uma boa história? Sem ela nossas histórias preferidas não se tornariam inesquecíveis em nossas mentes e corações. A emoção é, e sempre vai ser, uma dos principais artifícios usados no mundo do cinema, e nada causa mais comoção do que uma boa música.
Há outros filmes que também tem trilhas sonoras épicas, o cinema está repleto delas, aqui só listei algumas. Mas de uma coisa nós temos certeza, para um história se tornar memorável ela precisa de uma música épica.