Amados pela crítica e odiados pelo público
Sabe aqueles filmes que a crítica ama, mas você não consegue entender o motivo? Você lê sobre o filme, vários pontos positivos e já fica naquela expectativa. Na hora de assistir, não se vê nada daquilo que foi vendido e mostrado pela crítica. O que faz um filme ser bom? O fato é que tem muitos filmes com uma aprovação muito alta da crítica comparando com a aprovação do público. Quem será que está errado?
Atividade Paranormal (2009)
Para ganhar bilheteria, o marketing é tudo para um filme. Quando Atividade Paranormal chegou, não se falava em outra coisa. O filme mais assustador de todos os tempos, que estava fazendo pessoas desmaiarem e saírem das salas de cinema. A crítica adorou a maneira em que o filme constrói o terror, ambienta o suspense e tensão aos poucos e renovou o terror estilo found footage.
O que aconteceu de fato, foi um pouco diferente, o público em geral não gostou nada do que viu, porque o filme não tinha tantos sustos como se vendia e era parado demais. A aprovação por parte do público no Rotten Tomatoes foi de 57% contra 83% da crítica.
A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
O hype estava nas alturas quando anunciaram que Tim Burton, que ainda estava no auge da carreira, iria fazer um remake de A Fantástica Fábrica de Chocolates.
Infelizmente, o remake não se igualou ao clássico. Seria bem difícil isso acontecer.
E não deu outra! Enquanto a crítica de 83% no Rotten Tomatos, o público ficou em 51%.
King Kong (2005)
Peter Jackson estava por cima na carreira, afinal dirigir a trilogia de Senhor dos Anéis não foi um trabalho fácil. Sendo assim, o público esperava novos trabalhos grandiosos desse diretor. Uma nova versão de King Kong chegou aos cinemas e infelizmente não agradou o público. Acharam o filme muito longo e ainda implicaram com a escolha do ator Jack Black para o personagem principal, por ele ser um ator de filmes de comédia. Resumindo, o filme teve 50% de aprovação no Rotten Tomatoes contra 84% da crítica.
Star Wars: Os últimos Jedi (2017)
Essa talvez seja a nota mais polêmica dos últimos tempos. Mais de 10 anos sem Star Wars, o episódio 7 chega agradando geral e tanto o público como a crítica gostaram. Dois anos se passaram e Star Wars: Os últimos Jedi, foi extremamente odiado pelos fãs, que deram 41% de aprovação. Várias mudanças não agradaram. Já a crítica, achou o filme um dos mais divertidos e bem-feitos de 2017, dando 91% de aprovação.
Ainda Estamos Aqui (2015)
Não muito popular, mas é outro terror odiado pelo público. A crítica adorou e aprovou em 95%. Muitos críticos compararam o filme com clássicos antigos e elogiaram a performance de Barbara Crampton. O problema é que para o público, o filme é chato e entediante, com a aprovação de apenas 48%.
Na hora de assistir um filme, em quem você confia, nos críticos ou no público?