10 FILMES COM FINAIS INESPERADOS
O cinema vive de blockbusters, grandes clássicos e, claro, finais inesperados. Antes de começar a nossa lista, vamos entender um pouco mais do significado dessa palavra (conhecimento nunca é demais, né?):
Inesperado – adj. Que não se pode esperar; que não foi esperado, que ocasiona surpresa; em que há imprevisto; súbito: temporal inesperado.
s.m. Algo ou alguém que provoca surpresa; que acontece de maneira imprevista: o inesperado acabou por surpreender os passageiros.
(Etm. In + esperado)
As revelações bombásticas fazem parte do cinema, e, em alguns casos, colaboram para o sucesso do filme. Alguns deles ficam em nossa memória para sempre, mas, se você esqueceu de alguns, ou ainda não viu, fica aqui a nossa lista:
ATENÇÃO: Spoilers à frente!
- Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca
Claro que o filme de George Lucas não poderia ficar de fora. Além de ser a maior franquia do cinema, o Episódio V de Star Wars surpreende pela revelação bombástica que Darth Vader faz a Luke Skywalker. Não tem como esquecer, já que se tornou uma frase clássica do cinema.
2. Clube da Luta
O clássico de 1999 surpreendeu a todos ao revelar a verdadeira identidade de Tyler Durden. A história do filme é a seguinte: um homem cansado de sua rotina (Edward Norton) conhece o bad boy Tyler (Brad Pitt). Juntos eles montam um clube de luta underground, no qual os membros têm a chance de bater, e também apanhar, sem qualquer regra.
Quão grande foi a surpresa do público ao descobrir que o Personagem de Norton e Tyler são a mesma pessoa. Como se isso não bastasse, ele dá um tiro na própria boca para tentar acabar com sua personalidade do mal.
3. Planeta dos Macacos
O filme sobre o astronauta que pousou em um planeta desconhecido onde os macacos evoluíram mais que os humanos e acabaram assumindo o poder, invertendo os papéis, é outro clássico do cinema. A grande sacada acontece no final, quando uma visão da Estátua da Liberdade nos mostra que na realidade aquele planeta não é nem um pouco desconhecido.
4. Psicose
O filme de Alfred Hitchcock estreou em 1960, e o final é tão surpreendente que figura até hoje em todas as listas de finais inesperados. A história acompanha uma mulher que após roubar o dinheiro da empresa em que trabalha foge e vai passar a noite em um hotel de beira de estrada. O hotel em questão é administrado pela Sra. Norman Bates e seu filho. Na cena do chuveiro, que virou um clássico, a protagonista toma banho quando é esfaqueada e assassinada pela senhora Bates. Mas, em uma reviravolta surpreendente no final, descobrimos que na verdade a senhora Bates já morrera há anos, e o assassino em questão é o seu filho usando as roupas da falecida mãe.
5. O Sexto Sentido
O Sexto Sentido é um suspense de M. Night Shyamalan em que um garotinho é atormentado por visões de espíritos. Logo no início do filme ele conhece o personagem de Bruce Willis, um psicólogo abalado pelo divórcio e ambos acabam de ajudando.
A revelação no final entrou para a história do cinema, o homem que tanto ajudou o garoto, na verdade também é um espírito, e nem ele mesmo sabia.
6. Os Outros
Engana-se quem pensa que o suspense de 2001 é “só mais um filme de espíritos”. O longa se passa durante a II Guerra Mundial e retrata uma família que se muda para uma mansão, enquanto a mulher aguarda o retorno do marido. Na nova casa eles são assombrados por diversas aparições dos outros, que seriam os espíritos da casa, mas, em um final surpreendente, descobrimos que na verdade os espíritos são a família retratada desde o começo. Enquanto os outros na verdade são as pessoas que moram na casa. É de confundir a cabeça esse final, não? A revelação de como Grace e seus filhos passaram para o mundo dos mortos é outra surpresa do filme.
7. Seven: Os Sete Crimes Capitais
O filme é sobre um serial killer que planeja seus crimes tendo como base, justamente, os sete pecados capitais. Quando um dos dois detetives que investiga o caso começa a trazer suas frustações sobre o caso para casa, um final trágico e perturbador começa a se desenhar.
Se você assistiu sabe que é impossível não se emocionar e derramar uma lágrima no final junto com Brad Pitt, o fim é tão inesperado e revoltante (e perfeito!) que fica eternamente na memória. Se você ainda não assistiu, tá esperando o que?
8. Oldboy
O final desse filme é tão inesperado que só um adjetivo não é suficiente para descrevê-lo. Inacreditável, surpreendente e cruel também podem entrar na lista, só para você ter uma ideia. Estamos falando da versão original, e não da americana. A trama mostra um homem que foi sequestrado e 15 anos depois é liberado sem nenhuma explicação. Seu único desejo após sair de seu cativeiro é buscar vingança para os responsáveis. A única garantia é que o final vai te deixar boquiaberto e, talvez, com o estômago um pouco embrulhado.
9. Os Suspeitos
A trama é sobre um homem que possui paralisia cerebral que presta depoimento à polícia acerca de um crime. Enquanto isso o FBI está checando todas as pistas para revelar a identidade do criminoso. O final é surpreendente e resume bem aquela frase: “O maior truque do Diabo foi convencer o mundo de que ele não existe”.
10. Jogos Mortais
Apesar de ter se tornado uma franquia do tipo ‘mil e uma maneiras de morrer torturado’ depois, o primeiro Jogos Mortais, de 2004, marcou época por seu roteiro. A história se inicia com dois homens acordando amarrados em um banheiro junto com um cadáver, uma serra e um gravador. O homem morto serve para lembrar o trágico fim que quem não participar do jogo doentio proposto por um desconhecido pode ter.
O final é inesperado e deixa aquela sensação de ‘como não pensei nisso antes? ’.
Aqui nós listamos só 10 filmes, mas sabemos que há muitos outros finais inesperados no cinema. Se você tem alguma sugestão que te marcou para sempre a memória, deixe nos comentários.