Ultimas Criticas

Os Guardiões

Muita gente criou expectativas com ‘Os Guardiões’, que prometia ser o primeiro grande blockbuster de super-herói russo, com força para bater de frente com as obras da Marvel e DC. Obviamente isso não aconteceu.

A trama nos traz um grupo de pessoas com superpoderes, vítimas de experimentos genéticos durante a Guerra Fria da União Soviética. Cada um com uma habilidade, quatro deles são reunidos pelo governo para acabarem com o vilão, um cientista responsável pelos experimentos. A premissa é bastante clichê, mas por se tratar de uma obra totalmente russa, poderia ser uma boa alternativa pra fugir um pouco do cinema americano.

O grande problema é que o roteiro se baseia inteiramente em tramas e diálogos comuns e mundanos, já vistos em muitos outros longas. Praticamente todas as cenas remetem diretamente aos filmes de super-herói americanos. Pegue fragmentos de Vingadores, Batman, Quarteto Fantástico, Esquadrão Suicida, X-Men (e outros) e coloque tudo num liquidificador, é o que vemos em ‘Os Guardiões’. Isso não seria um problema gigante se os diálogos fossem decentes, mas os mesmo são bem genéricos, sem falar que são poucos, parece que os russos são mais fãs de ação do que de palavras.

As atuações são risíveis (o vilão chega a ser ridículo), o CGI é regular e tudo acontece gratuitamente, sem precisar acontecer na maioria das vezes. Enquanto os filmes hollywoodianos buscam gerar uma empatia capaz de gerar uma franquia, ‘Os Guardiões’ não fazem nenhum esforço para seguir essa regra, o filme nasceu para ser único, mesmo assim ele deixa um gancho para uma continuação.

A sensação que tive durante todo o filme foi de um grande desespero para alcançar os americanos de alguma forma: “Precisamos ter nosso próprio filme de super-herói, não podemos ficar pra trás”. O filme tem até uma cena pós créditos (!!!). Os russos que me desculpem, mas essa guerra eles já perderam faz tempo. Ao menos o filme consegue gerar alguns risos. Pode-se dizer que ‘Os Guardiões’ é um divertido filme ruim, onde a intenção valeu mais do que o resultado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *