Crítica – Não Fale o Mal
Instigante e agoniante na mesma proporção, Não Fale o Mal, remake americano da produção dinamarquesa, pega atalhos em uma trama envolvente pra entregar um resultado singular, típico de um horror psicológico moderno.
Se a produção original arrancou suspiros da crítica e audiência, em 2022, por trazer um estilo mais subjetivo, lento e construtivo para culminar em um final brutal. Aqui, o diretor James Watkins, se esforça para se distanciar do original em uma produção consideravelmente mais direta que se apoia muito mais nas brilhantes atuações de Mackenzie Davis e principalmente de James McAvoy.
Na história acompanhamos o casal americano, Ben (Scoot McNairy) e Louise (Mackenzie Davis), passando as férias em um hotel na Itália, com sua filha Agnes (Alix West Lefler). Por lá, eles acabam conhecendo uma família britânica, Paddy (James McAvoy), Ciara (Aisling Francioni) e seu filho Ant (Dan Hough). A aproximação das famílias parece muito natural, tanto Ben, quanto Paddy, parecem se conectar logo de cara. A amizade leva a um convite para que a família americana passe uma semana na fazenda de Paddy. Tudo vai bem até que pequenos comportamentos dos anfitriões começam a dar pistas de comportamentos anormais que vão culminar em uma ação macabra.
Fora da subjetividade, como um bom remake americano, a maldade intrínseca estabelecida no longa original, ganha aqui camadas e mais camadas de explicações e exposições. Cada conflito e cada ação é justificada em algum momento. Um pouco além da metade do segundo ato, a produção pode até chegar a parecer um tanto monótona para a audiência. Mas nada que chegue a estragar a experiência.
Entretanto o ponto fora da curva do longa está ancorado a atuação de James McAvoy, que quase literalmente dita o ritmo da produção. A montanha russa de emoções proporcionadas pelo ator, guia o expectador por risos, incômodos e a mais pura agonia.
No fim, Não Fale o Mal, consegue a proeza de poucos remakes, tornando-se relevante e interessante. Um excelente entretenimento para o público e mais um passo gigantesco na carreira de McAvoy.