Ultimas Criticas

Aniquilação – Crítica

Aniquilação é o mais novo filme do catálogo da netflix, sendo uma produção própria da grande streaming de vídeo, conhecida nos dias de hoje. O filme é comandado pelo diretor Alex Garland, sendo ele um dos nomes mais promissores para a apresentação de filmes de ficção cientifica. O cineasta tem alguns filmes de sucesso em meio a sua carreira e fez sua estreia como diretor com Ex Machina (2014), um sci-fi de peso, vencedor do Oscar em efeitos visuais e indicado na categoria de Melhor Roteiro Original. Em efeitos visuais, podemos notar grande semelhança em qualidade no retorno de Garland em Aniquilação.

O longa nos conta uma história de uma ex-militar e bióloga, Lena, interpretada por Natalie Portman, que vive um mistério desde o retorno de seu marido, Kane, interpretado por Oscas Isaac, que havia sido dado como morto a 12 meses após a uma missão de investigação da famosa Área X, uma distorção que está se alastrando e pode representar uma ameaça à raça humana. Nessa hora que entra a parte que eu gostei do roteiro, onde Lena se encontra com outras pesquisadoras para investigar a natureza dos acontecimentos. Me lembrou muito vários títulos, como por exemplo, caça fantasmas. talvez pelo esteriótipo das roupas e mochilas e etc.

ANIQUILAÇÃO - CRÍTICAEntão começa a jornada com muitos mistérios a serem resolvidos, tornando a trama cada vez mais bizarra, perigosa e psicologicamente atormentador para as as exploradoras.  Desde o inicio, podemos notar que Lena é a unica sobrevivente da expedição, ao retorno dela e pelo diálogos com o grupo de médicos. Ainda que o longa se venda como um sci-fi, Aniquilação se assemelha mais a um conto de terror cósmico. Aniquilção  tende a contar a essência da condição humana e o eterno ciclo da vida, desde o nascimento até a morte, fazendo o espectador ter um confronto mental sobre a possível impotência, despreparo e insignificância dos humanos perante o restante do universo.

Um ponto negativo, talvez com o meu olhar, a Netflix esteja meio que estagnando esse tipo de ficção, sendo apresentado em mais de 3 titulos da própria produtora, como Bright (2017),  Stranger Things (2016),  Dark(2017) e agora em Aniquilação. Além disso, é um filme muito bonito, visualmente falando.

Com um elenco muito bem formado, além de Portman e Isaac, conta também com Tessa Thompson (Thor: Ragnarok), Jennifer Jason Leigh (Twin Peaks), Gina Rodriguez (Jane the Virgin) e Tuva Novotny (Comer Rezar Amar).

Garland provou mais uma vez ser um excelente roteirista de gênero, que levanta questões afiadas sobre a condição humana. Um filme super indicado pra quem gosta do estilo e pra quem gosta de ficar alguns minutos após o filme pensando sobre o assunto!

Até a próxima…

 

One thought on “Aniquilação – Crítica

  • Ana Costa

    A historia está bem estruturada, o final é o melhor. Natalie Portman é ótima. Adoro os filmes de ficção cientifica, são muito emocionantes! Li que iam lançar o filme Fahrenheit 451, e o tema não me interessou, mas um dia vi um trailer e fiquei intrigada. Além, ouvi dizer que o filme é baseado em um livro, nunca tinha escutado dele, mas li uma resenha e me chamou a atenção. Também tem um ótimo elenco, como Michael Shannon e Michael B. Jordan. Acho que será um dos melhores filmes de ficção cientifica espero muito do filme, espero que seja umas das melhores adaptações para ver, não posso esperar para vê-la. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *