OS MAIORES MAGOS DA CULTURA POP
A cultura pop está recheada de magos, bruxos e magia. Esse é um gênero que agrada a quase todos os entusiastas de filmes, séries, livros e quadrinhos. Alguns magos tornaram-se icônicos e referência no assunto, e foram formando legiões de fãs durante os anos. Alguns mais velhos, outros nem tanto, você deve ter seu favorito.
Os magos por si só são figuras ligadas a uma grande sabedoria, sua inteligência é incomum e envoltos em uma aura mágica eles estão sempre ali para dar bons conselhos ajudando no bem geral da nação. Entretanto, na nossa lista você vai ver que nem todos os magos seguem esse estereótipo padrão (velho barbudo, com roupas espalhafatosas e um chapéu pontudo).
Personagens que praticam magia revelam-se em diversas histórias de tradição oral desde que o mundo é mundo. Tempos antes de Harry Potter descobrir sua verdadeira origem e se meter em inúmeros problemas desde que inicia sua jornada mágica em Hogwarts, feiticeiros e feiticeiras já estavam a volta por aí proferindo suas palavras de poder, encantamentos, vassouras e caldeirões nos contos de fadas e mitos que todos conhecemos atualmente.
Antes da ideia de Mago do Mal/Mago do Bem ter sido personificada entre Voldemort e Dumbledore, havia feiticeiras odiadas na mitologia grega (Medéia e Circe), magos nefastos (Aladim em 1001 Noites); mas hoje também encontramos magos benignos, é o caso de Gandalf (J.R.R Tolkien).
É interessante observar que com o passar dos anos os praticantes de magia são vistos de forma diferente, e vão se transformando para enriquecer nossa visão de Bem vs Mal.
Sem mais delongas, vamos a nossa lista:
1. Alvo Dumbledore
Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore, esse é o nome completo do maior mago de todos os tempos, criado por J.K Rowling em Harry Potter. O ancião ficou conhecido por seus inúmeros feitos e colaborações para o mundo da magia. Todos o tinham como um ser sábio e de grande poder, no desenrolar da história ele dá diversos conselhos a Harry, ajudando-o em sua jornada. De fato, o diretor de Hogwarts é o único mago que Voldemort teme.
2. Gandalf
Gandalf, o Cinzento, é provavelmente o mago mais conhecido da literatura do século 20. Ele também acabou ganhando sua versão cinematográfica em O Senhor dos Anéis, e, mais recentemente, em O Hobbit. Em sua aventura pela Terra Média acabou por tornar-se Gandalf, o Branco.
3. Mestre dos Magos
Se você nasceu na década de 80 com certeza o Mestre dos Magos faz parte de suas lembranças mais nostálgicas da infância. Em A Caverna do Dragão o mago estava sempre pronto para aconselhar e confortar Hank e seus amigos, que estavam em busca do caminho de casa.
4. Doutor Estranho
Ele é o mago supremo da Marvel, e antes de conhecer a magia era um médico cirurgião de Nova York. Após sofrer um acidente de carro se viu incapaz de utilizar suas mãos – fundamentais para o seu trabalho – e gastou toda sua fortuna em meios para recuperá-las. Mas foi somente depois de ouvir a conversa de dois homens em um bar que conheceu um Ancião que morava no Himalaia, e foi capaz de o curar.
5. John Constantine
Já foi dito que John Constantine é o mais perigoso dos magos, porque não há nada que prenda ele. Conhecido por ser um mago individualista que não hesita em proferir insultos contra anjos celestiais ou fazer gestos obscenos para demônios enquanto arrisca vidas alheias, tudo para salvar a si próprio. Ele foge completamente do estereótipo de mago ao qual estamos acostumados, em seu sobretudo e sempre com o cigarro nas mãos não é do tipo que dá conselhos ou sai por aí ajudando os outros.
Esses são os magos que entraram na nossa lista, claro que há inúmeros, afinal, eles são retratados desde os primórdios em lendas e mitologias ao redor do mundo influenciando modos de vida e percepções de Bem e Mal. É claro que a cultura pop usou dessas figuras místicas, envoltas em mistério e sabedoria, para retratar várias aventuras ao longo dos anos. Vamos combinar que com magia tudo fica mais legal, né não?