Livros | HQs

DICA DE LIVRO O CHAMADO DO CUCO

Provavelmente você já ouviu falar de O Chamado do Cuco, o livro é um romance policial escrito pela própria J.K Rowling (autora de Harry Potter), entretanto, ela usou o pseudônimo de Robert Galbraith. O motivo, aparentemente, foram as críticas e a recepção não tão positiva quanto ao primeiro livro que escreveu após Harry PotterMorte Súbita.

The Cuckoo’s Calling conta a história de um detetive particular, Cormoran Strike, que investiga se a morte de uma jovem e famosa modelo, Lula Landry, foi mesmo um suicídio. Strike é contratado pelo irmão da vítima,  John Bristow, e, apesar de relutar um pouco no começo, acaba aceitando o caso devido a problemas financeiros. A história se passa então pela busca do verdadeiro assassino de Lula. O detetive e sua assistente, Robin Ellacott, vão atrás de todos os parentes da vítima, cada um com controvérsias e motivos diferentes, o que deixa o caso mais intrigante. Um fato interessante aqui é que Landry é adotada, a família que a acolheu achou que essa seria uma boa forma de substituir a perda de um outro filho que sofreu um acidente.

A história demora um pouco para te prender (algo que em Harry Potter, pelo menos comigo, foi quase instantâneo), mas a partir do momento que isso acontece você quer saber cada vez mais como ela termina. No decorrer do livro podemos perceber que cada personagem tem uma motivação, e, como muitos acabam se contradizendo em suas afirmações, a lista de suspeitos vai aumentando. Mesmo não sendo surpreendente o final não pode ser considerado óbvio, pois dificilmente é uma conclusão a que chegaríamos sozinhos.

É inevitável comparar com Harry Potter, afinal esse foi o maior sucesso e que consagrou a autora, então o que você precisa saber é que ele é diferente e não tem nada a ver com a franquia do menino que sobreviveu. Mas podemos traçar dois paralelos interessantes, primeiro Landry, uma criança mestiça (ela é negra e sua família adotiva branca) adotada e com foco na história. Segundo, a dura crítica que Rowling faz à imprensa sensacionalista, o que lembra bastante a situação de Harry com o Profeta Diário e Rita Skeeter, uma das repórteres mais odiosas que tivemos o desprazer de conhecer durante o Torneio Tribuxo. Embora essas sejam só divagações de uma fã, não pude deixar de reparar nesses fatos.

Se você, como eu, é fã da escritora o livro não vai te decepcionar e com certeza vale a pena. A linha que Rowling seguiu é bem diferente da que estávamos acostumados a ver, mas, ao contrário de Morte Súbita, O Chamado do Cuco foi sucesso de críticas e acabou se tornando um romance policial satisfatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *