ALAN RICKMAN NOSSO ETERNO PROFESSOR SNAPE
Mais uma notícia triste assolou os fãs nesta quinta-feira (14), o ator Alan Rickman morreu aos 69 anos de idade vítima de um câncer. A morte foi sentida por todos, familiares, amigos, colegas e fãs. Ao longo do dia de ontem Rickman estava nos trend topics do Twitter e entre as citações mais populares do Facebook. Todos queriam prestar suas homenagens. Como fã de Harry Potter, irei ver ele como o eterno Professor Snape, mas o ator e diretor se destacou em muitos outros papéis ao longo de sua carreira.
Durante seus 38 anos de carreira ele sempre foi considerado um dos mais amáveis e renomados atores britânicos. O primeiro trabalho que fez no cinema foi no ano de 1988, interpretando Hans Gruber, em Duro de Matar, ao lado de Bruce Willis. Entre seus outros papéis de destaque, além de Snape em Harry Potter, estão também o de Xerife George em Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões, Jamie em Um Romance de Outro Mundo, Coronel Brandon em Razão e Sensibilidade, e, por fim, Harry em Simplesmente Amor.
Não podemos esquecer que Rickman também dirigiu dois filmes, Momento de Afeto, em 1997, que tem a participação de Emma Thompson (Sibila Trelawney da saga Harry Potter), e mais recentemente, em 2014,Um Pouco de Caos que contracenou com Kate Winslet.
Ele também entrou no mundo da dublagem, emprestando sua voz a vários personagens famosos, como Joe em Mamãe Virei um Peixe, Marvin de O Guia do Mochileiro das Galáxias, e a Lagarta Azul de Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho, que ainda não foi lançado.
Nos palcos ele ganhou destaque fazendo os papéis de Valmont na peça Les Liaisons Dangereuse, que lhe rendeu uma indicação ao Tony Award (maior premiação do teatro), também Marco Antonio em Cleópatra, o protagonista de John Gabriel Borkman, e um professor de escrita criativa na peça Seminar, da Broadway.
Em 2005 Rickman dirigiu a peça My Name is Rachel Corrie, que conta a história de um estudante que foi morto enquanto participava de um protesto contra as ações da Força de Defesa de Israel na Faixa de Gaza.
Entre os prêmios do ator estão um Globo de Ouro e um Emmy, por interpretar Grigori Rasputin, em 1996, e um BAFTA por seu papel em Robin Hood.
Muita gente conheceu o trabalho de Rickman por seu papel de Snape, em Harry Potter, por isso aqui vão 10 momentos emocionantes do personagem durante sua trajetória:
1. A verdadeira face de Snape
Contada por meio de flashbacks, a conversa mais séria entra Snape e Dumbledore mostra o motivo do diretor confiar tanto no Professor. Durante todos os outros anos ficávamos em dúvida sobre qual lado Snape realmente estava, e, por vezes, nos perguntávamos como Dumbledore podia confiar tanto nele. Ele é tão fiel ao bruxo mais velho que acaba acatando decisões que muito não lhe agradam, e muitas vezes acabam por colocá-lo como traidor entre seus colegas e alunos.
2. A Morte de Snape
Nós sentimos sem dúvida a morte de Snape, principalmente porque no final descobrimos que ele sempre foi do bem e lutou para proteger Harry, inclusive colocando sua própria vida em risco. Sua morte mostrou a importância do personagem nos livros e filmes.
3. Conhecendo Lily
Lílian, ou Lily, a mãe de Harry, é e sempre foi o grande amor de Snape. O amor é muito maior do que todos nós imaginávamos e vem desde quando ele era criança, época em que conheceu sua amada.
4. Conhecendo Harry
Durante a primeira aula de poções de Harry com o Professor temos a clara impressão de que ele não gosta do menino e a pergunta que Snape faz serve só para o deixar constrangido, uma vez que Harry não sabe a resposta. A pergunta foi:
“Sr. Potter, nossa nova celebridade. Diga-me, o que eu obteria se eu adicionasse raiz de asfódelo em pó a uma infusão de losna?”.
A primeira vista parece uma pergunta normal, mas, na verdade Snape mandou uma mensagem ao eleito. Asfódelo é um tipo de lírio (lily em inglês, apelido da mãe de Harry) e significa “meus arrependimentos seguem você até o túmulo”, losna quer dizer ausência e simboliza amarga tristeza. Assim a frase de Snape na realidade seria: “Eu me arrependo amargamente pela morte de Lily”.
Então lembre-se, ao perguntar isso para Harry o Professor de Poções se sentia muito triste.
5. Sofrendo Bullying
Snape sofreu bullying durante sua estadia em Hogwarts como estudante. Isso sem dúvidas o marcou pelo resto da vida, o pior é saber que quem praticava o bullying eram os Marotos, ou seja, o pai de Harry e seus amigos.
6. Confrontando o Professor Quirrell
Em Harry Potter e a Pedra Filosofal Snape confronta o então atual Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Quirrel. A primeira impressão que temos é que Quirrell é inocente e Snape está o ameaçando, entretanto, no final do filme já recebemos o primeiro sinal da índole do Professor de Poções. Na realidade Snape estava desconfiado de Quirrell, e estava certo, o ex-professor estava tentando trazer Voldemort de volta a vida.
7. Protegendo Harry Potter
Durante o último livro, e também o último filme, fica claro que Snape sempre esteve protegendo Harry. Desde o comecinho, lá em A Pedra Filosofal, ele sempre esteve de olho e zelando pela vida do eleito.
8. Protegendo Draco
Como se não fosse suficiente se preocupar em proteger o herói do mundo mágico, Snape também protegeu Draco Malfoy. O inimigo de Harry estava se tornando definitivamente um vilão, e quando foi incumbido de matar Dumbledore pelo próprio Voldemort, não restou dúvidas de que na verdade Draco estava muito perturbado com a situação. Snape foi ao seu socorro, inclusive fazendo um voto perpétuo para o proteger, e, no fim, ele mesmo acabou matando Dumbledore.
9. Príncipe Mestiço
Durante o 6º ano de Harry um livro de poções misterioso lhe ensina a fazer poções perfeitas e também novos feitiços. O livro é de um tal Príncipe Mestiço, e no final descobrimos que o talentoso Príncipe é Snape.
10. Always
Essa frase virou um clássico entre os fãs. Ela mostra que Snape sempre foi fiel a Lily. Ele a profere durante um diálogo com Dumbledore em que o diretor o questiona sobre seu amor pela falecida mãe de Harry. O diretor não acredita e pergunta “After all this time?”, ao que Snape prontamente responde “Always!”.
Para finalizar, deixamos vocês com um vídeo feito por um fã em homenagem a Alan Rickman. Aviso: lágrimas irão cair.
“A dor que sentimos por esta terrível perda, lembra-nos que embora moremos em lugares diferentes e falemos línguas diferentes, nossos corações batem como um só.” – Alvo Dumbledore.