RPGS DUNGEON CRAWLER
Olá amigos!
Já passamos por diversas ondas, o ser humano tem isso em seu intimo, dentre muitas outras coisas, a moda, movimentos políticos, movimentos artísticos, estilos arquitetônicos, e por ai vai até chegar nos games. Mas focando especificamente no gênero que mais me agrada, e que tem uma legião de fãs, temos os RPGs. Gênero que muitas vezes abrange exploração, subir de nível do personagem jogado, seguir uma construção de habilidades que agrade ou que seja útil para determinada missão, uma boa narrativa e enredo, dentre outras coisas.
Como já dito, nós humanos temos essas “ondas” em tudo, e nos rpgs também tiveram ondas. Uma parte dos anos 80 tivemos muitos rpgs de computador que eram em 1ª pessoa e muito parecido com o visual de Doom, mas as mecânicas rpg estavam ali, inclusive, os primeiros games da franquia The Elder Scrolls foram nesse molde.
Então, ainda nos anos 80 tivemos o surgimento da onda dos rpgs com “visão isométrica”, entre eles Shadowrun e Fallout, sim, este que é rpg/fps hoje. E assim foi, que nos mesmos anos 80, porém nos consoles, começou a onda dos JRPGs. Nestes mesmos anos 90, surgiu o primeiro game Diablo. que mantinha o plano isométrico e acrescentava combates mais frenéticos, e claro, a exploração de uma dungeon com vários andares. Não foi aqui que se originou o gênero, mas aqui teve grande destaque, o que levou a franquia da Blizzard aos holofotes, e hoje é o maior expoente do gênero, ao menos para mim, mesmo existindo Dungeon Siege e outros parecidíssimos, que também gosto. Para celulares existem milhares, The Elder Scrolls Blades é um deles.
Hoje o gênero não está mais tão nos holofotes, mas existem muitos jogos neste molde no mercado e outros estão vindo por ai. Seguem alguns rpgs dungeon crawler para você conhecer.
DIABLO 3 (PC, XBOX ONE, XBOX 360, PS3, PS4 e SWITCH)
TORCHLIGHT 2 (PC, XBOX ONE, PS4 e SWITCH)
ETRIAN ODYSSEY 2 (3DS)
GRIM DAWN (PC)
MINECRAFT DUNGEONS (XBOX ONE e PC, em 2020)
Este Minecraft é um dos games que mais quero jogar em 2020, após FF7 Remake.
Até a próxima 😉 se o buraco negro de Fortnite não nos sugar também…