Desventuras Em Série – 2° Temporada
Entramos então no segundo ano da trágica história de três crianças que tentam sobreviver dos planos mais mirabolantes contra sua vida. Se você foi uma das pessoas que aguentaram essas desventuras até o fim da primeira temporada (assim como eu), esse artigo é pra você!! Desventuras em série é uma adaptação dos livros de Daniel Handler, usando um pseudo nome de Lemony Snicket, narrando a história dos órfãos Baudelaires.
A primeira temporada dividiu gostos, uns amaram e outros nem tanto, sendo que a história já havia sido adaptada nos cinemas em 2004, obra que mesclou 3 dos treze livros da saga e com nomes consagrados para a interpretação dos presonagens como Jim Carrey como o vilão Conde Olaf, Jude Law como o narrador Lemony Snicket, Meryl Streep como a Tia Josephine, e Emily Browning como a Violet Baudelaire. Ou seja, a história ja era mais ou menos conhecida, e talvez as pessoas que se decepcionaram, foram com a intenção de ver uma série que fosse mais parecida com o filme.
Recentemente, a série volta para a segunda temporada no mesmo modelo de narrativo (que na minha opinião, é muito bem elaborado, deixando vários mistérios no ar, e muitas perguntas), com muitas piadas e trocadilhos que remetem a cultura pop. Deixados na escola ao final da primeira parte, a nova temporada transparece que os Bauldelaire obtiveram mais independência ao fato de serem colocados sob custódia de novos tutores, o que acontece poucas vezes, porém, como sempre, acabam em trágicos acontecimentos.
Outra coisa que podemos notar, é a questão de limites que a série atinge. Pessoas que passaram pela primeira parte da mesma já percebeu que acontecem coisas que são fora do normal ou totalmente extremas e que o publico aceitou bem! Notamos isso como por exemplo onde os adultos são facilmente enganados, e acabam sempre menosprezando a inteligência dos Baudelaire, lembrando um tipo de comédias paspalhona.
[SPOILERS]Com isso, no começo do T2E1, é feito uma piada de que eles ficaram sentados nos bancos por meses, que até a Sunny esta mais velha. Quando dito ali em cima sobre menções da cultura pop, podemos falar um pouco sobre o momento que é dito que Olaf tentou ser ator de TV durante 9 anos, fazendo referencia aos 9 anos de How I Met Your Mother que o ator Neil Patrick Harris viveu como Barney. Easter eggs de deixar qualquer nerd ou viciado em séries ligado nos frames e nas falas.
Com certeza, é uma série bem adaptada, desconfortante num mundo lúdico, com histórias que causam estranhamento, mas acaba sendo uma boa série, uma boa história, que não tem o intuito nenhum de ser levada a sério e que não pede muita coisas dos ouvintes, apenas que se divirtam e se apeguem nas tramas que sempre tem um final infeliz. E lembre-se, “é melhor não olhar”