5 GAME DESIGNERS MAIS INFLUENTES
Quando compramos um game e passamos horas jogando ele, raramente pensamos que aquilo foi planejado e trabalhado por muito tempo até chegar naquele resultado. Pois bem, este é o TOP 5 de gamer designers mais influentes da indústria dos videogames. Compartilhe com seus amigos este artigo, pois conhecimento nunca é demais 😉
Separei 5 nomes importantíssimos, mas a posição deles neste top não quer dizer qual é mais importante, portanto, Vamos lá!
HIRONOBU SAKAGUCHI
Este homem é o criador de uma das series de rpg mais importantes do mundos dos games, Final Fantasy. Ele começou a trabalhar na Square nos anos 80, após abandonar a faculdade de engenharia elétrica juntamente de Masafumi Miyamoto.
Depois de muita luta para ganhar o mercado da época, Sakaguchi decidiu investir tudo o que ele tinha para um último jogo, algo que poderia livrar a Square da falência em meados de 1986. Assim nasceu Final Fantasy, que foi lançado em 1987 e salvou a Square (que bom, pois não teríamos vários bons jogos da empresa), além de ser considerado hoje como um dos games mais importantes para a história dos videogames.
O ápice de sua criação estourou Final Fantasy 7, considerado um marco, devido que o game foi lançado na transição dos 16bits para os 32bits e ainda hoje é muito aclamado (inclusive por mim). Mas claro que Sakaguchi não se ateve apenas a este título, pois ele também participou do clássico Chrono Trigger, Parasite Eve e Xenogears.
Mas como a fila anda, em 2004 este homem deixou para trás a já Square-Enix para abrir seu próprio estúdio, a Mistwalker, a qual produziu os rpgs Blue Dragon e Lost Odyssey, ambos para Xbox 360.
Um de seus games mais recentes foi The Last Story para Wii (2011), que foi lançado para o Japão apenas, mas a receptividade foi tão grande que ocidentais fizeram petições para localização do game em inglês.
Games em destaque nos quais Hironobu Sakaguchi foi game designer:
Final Fantasy (NES, 1987)
Final Fantasy VII (Playstation, 1997)
Chrono Trigger (SNES, 1995)
Lost Odyssey (Xbox 360, 2008)
The Last Story (Wii, 2011)
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SHIGERU MIYAMOTO
Este “jovem”, é o pai das franquias Mario e Zelda. Simplesmente é o mais influente e conhecido da indústria e inspirou a muitos desenvolvedores desde os anos 80 com os títulos Star Fox, Mario Kart, F-zero, Mario, Zelda e outros mais. Os jogos deste homem sempre serão vistos nos top games de todos os tempos.
Além de game designer, Miyamoto é uma das peças chave no desenvolvimento de hardware da Nintendo, influenciando na construção dos sucessos Wii e DS.
Este desenvolvedor realmente ama o que faz, pode-se ver quando ele aparece em conferências como a E3.
Os games mais recentes em que Miyamoto andou/anda trabalhando são: Star Fox Zero e Pikmin 4 (além claro, dos mais recentes games para Nintendo Switch). Além do desenvolvimento, ele também vem treinando uma nova geração de game designers. Eis um ser humano que fará falta quando seus dias de desenvolvimento findarem.
Games em destaque nos quais Hironobu Sakaguchi foi game designer:
Donkey Kong (arcade, 1981)
Super Mario 64 (N64, 1996)
The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64, 1998)
Super Mario Galaxy (Wii, 2007)
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HIDEO KOJIMA
E para variar, mais um japonês (XD).
Kojima é a mente por trás da série Metal Gear que começou nos anos 80 lá no MSX, e esta era sua principal ocupação, criar as amadas esquisitices no enredo de Metal Gear. Mas não estranhe, além desta série ele também trabalhou em “Zone of the enders” e “Cattlevania: Lord of Shadows”.
CASTTLEVANIA: LORD OF SHADOWS
Apesar de nos últimos anos termos acompanhado os problemas que ele teve com a Konami, Kojima trabalhou na empresa por aproximadamente 50 anos (1968-2016). Mas veja bem, criar os jogos era mais um hobby para ele do que um trabalho, pois seu desejo sempre foi trabalhar com cinema, não é a toa que a série Metal Gear é famosa por ter muitas e longas “cutscenes”, os jogos são realmente quase filmes.
Games em destaque:
Metal gear (Msx, 1988)
Metal gear solid (Playstation, 1998)
Metal gear solid 5 (Pc, Xbox One, PS4, 2015)
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SID MEIER
Este homem está ativo na indústria á 35 anos, e é o pai de vários games de sucesso para o PC. Com certeza você já ouviu falar de Civilization, sim, é dele.
Após criar a Microprose juntamente com Bill Stealey, começaram a desenvolver alguns games como: Colonization, Civilization, Railroad Tycoon e por ai vai. Então criou outra empresa, a Firaxis Games, que também produziu vários games.
Hoje Meier continua na Firaxis e participando no desenvolvimento dos games feitos pela empresa, um deles foi XCOM 2, lançado em 2016.
Sem duvidas ele é um dos ícones que ajudaram a moldar a indústria.
Games em destaque:
Pirates (PC, 1987)
Civilization 4 (Pc, 2004)
Xcom 2 (Pc, Xbox One, Playstation 4, 2016)
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GABE NEWELL
Cofundador da Valve e diretor administrativo da empresa, Gabe tornou-se popular para jogadores de PC, devido seus posicionamentos animados referentes ao games vendidos na plataforma Steam, que pertence a Valve.
Depois de abandonar a faculdade (pasmem, Harvard!), Gabe foi trabalhar na Microsoft e lá ficou milionário após 13 anos de trabalho, puxando terra e mexendo cimento… brincadeira 🙂 após isso ele decidiu trabalhar criando jogos, o que originou a Valve, com a ajuda de Mike Harrington que também trabalhava na Microsoft.
A empresa ganhou destaque após o lançamento de Half Life 2, que até hoje desperta angustia nos fãs por não ter uma sequência.
Games em destaque:
Half Life (PC, 1998)
Counter Strike (PC, 2000)
Left 4 Dead (Playstation 3, Xbox 360, PC, 2008)
Dota 2 (2011)
Ficamos por aqui, fiquem de olho nos artigos e nas novidades do site 😉 até a próxima!