Valentine – Resenha
Atualmente vivemos a bolha da cultura pop, onde filmes de super-heróis e HQs da Marvel e da DC fazem imenso sucesso. O resultado disso é que hoje em dia muitos leem quadrinhos. As histórias do Homem de Ferro, ou do Batman, são pauta em filmes de sucesso garantido, e seus gibis, quanto mais antigo melhor, valem sempre um bom dinheiro para colecionadores. Valentine, da francesa Vanyda, foge das atuais histórias de ações e cheias de reviravoltas ao qual estamos acostumados. Ela nos dá uma visão simplória do dia a dia de uma adolescente, época que muitos de nós lembramos saudosistas de nossas pequenas aventuras cotidianas.
Valentine é o que chamamos de La Nouvelle Manga, ou seja, é uma história em quadrinhos inspirada nos clássicos mangás japoneses. Não deixando nada a dever para sua fonte oriental de inspiração, as maiores diferenças estão no traço e nas edições, que não se comparam ao material mais barato, usado nas versões japonesas, além das edições de Nouvelle Manga serem coloridas.
Valentine é uma garota tímida com traços orientais. Como todo adolescente ela busca um lugar ao sol, pois a aceitação em um grupo social é algo recorrente na vida de todos os jovens. Sutilmente Vanyda nos conta como Valentine e suas amigas buscam se autoafirmar no colégio, não só entre as meninas, mas também entre os garotos. Ao retratar esse cotidiano de escola, amigos, primeiro amor e relação com os pais, ela faz com que qualquer leitor de identifique com a personagem. Tantos os adolescentes, quanto aqueles que já passaram dessa época, se reconhecerão nas situações pelas quais Valentine passa. A primeira experiência com álcool, as mentiras que contamos para nossos pais quando somos adolescentes, a primeira vez e os primeiros namorados, tudo está lá. Com traços sutis e uma riqueza incrível em seus desenhos Vanyda nos prende nos detalhes. Foi com nostalgia que li o volume 1 e o volume 2, e no momento encontro-me sedenta pelo volume 3.
Valentine está em seu sexto volume lá fora, já no Brasil o terceiro volume foi lançado em 2017 pela editora SESI-SP, que vem lançando títulos imperdíveis para os amantes de quadrinhos. Principalmente aqueles que buscam algo diferente em sua leitura.
Recomendo Valentine para todos aqueles que buscam um quadrinho mais alternativo, digamos assim, que nos mostre como há beleza e poesia nas coisas do dia a dia, e em como sentiremos falta de tudo isso.