CENSURA NOS DESENHOS ANIMADOS
Desenho animado é coisa de criança ou gente infantil que nunca cresceu, certo? Errado.
Não é de hoje que os desenhos encantam não só as crianças mas também as gerações mais velhas, de adolescentes e até adultos. Até porque os sábios já diziam para nunca deixarmos nossa criança interior morrer. Ela nos faz encarar a vida de uma maneira mais leve, e passar pelos problemas da vida adulta de forma muito mais descontraída.
Entretanto, às vezes os roteiristas exageram um pouco e acabam retratando coisas que não são exatamente próprias para crianças. O resultado não poderia ser outro, geralmente o episódio é censurado.
Um dos desenhos mais polêmicos e de sucesso da atualidade é Hora de Aventura, e é claro que por diversas vezes os episódios tiveram que sofrer alterações antes de irem ao ar no Cartoon Network.
Até os cards (que aparecem na introdução antes do desenho começar, já foram censurados).
Quem não se lembra de O Laboratório de Dexter? O menino cientista teve um episódio censurado por falar muito palavrão, tsc ,tsc.
Pokémon já contabilizou mais de dez episódios censurados ao longo da sua história. Um deles foi o episódio Férias em Acapulco, que mostra o personagem James, da Equipe Rocket, com corpo e vestimentas femininas.
Porygon, O Soldado Elétrico é outro episódio de Pokémon que foi banido mas é muito lembrado, e o motivo é bem diferente. Ele causou epilepsia em várias crianças por exibir duas luzes, vermelha e azul, alternando-se em uma frequência de 12 hertz. Clique aqui para ver o gif.
O Pernalonga já teve episódios banidos por apresentar piadas racistas e de mal gosto com etnias. Tsc, nada legal, velhinho.
É claro que a Disney não escaparia. Em um episódio do desenho do Mickey, Minnie dá veneno para matar Pluto e o enterra vivo.
Sem dúvida o campeão de episódios censurados é Tom e Jerry. O desenhos teve inúmeros episódios banidos, 27 só no Brasil. Os motivos eram vários, de mal exemplo para às crianças até violência e suicídio. Alguns defensores do desenho dizem que ele não deveria ser proibido pois justamente por ser antigo (de 1940) ele retrata a sociedade da época.
Dragon Ball também teve cenas censuradas relacionadas a nudez.
Os desenhos sempre retrataram a sociedade em seu tempo, ideologias e até mesmo tabus. Mas eles fazem isso de forma muito sutil, porém, às vezes os roteiristas deixam escapar (ou não) algo que é impróprio para mentes infantis. Afinal, por mais fãs crescidos que as animações tenham, elas ainda são feitas para as crianças.
gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus
Gostei muito obrigado pelas dicas, continue o bom trabalho.