Filmes

FILMES QUE MUDARAM A HISTÓRIA

Quando você lê o título dessa matéria pode pensar: “mas que história? história mundial?”. O título é bem amplo mesmo, porque até o último segundo, antes de começar a escrever essa matéria eu ainda estava em dúvidas sobre que história abordar.

Existem filmes que mudaram a história do cinema, se tornaram ícones e acabaram por influenciar toda uma geração de filmes que foi feita posteriormente. Mas também há aqueles que nos mudam, nós como seres humanos pensantes nesse mundo louco.  Pois bem, o que mais me tocou foram esses filmes, longas que entraram (ou não) pra história do cinema, mas que sem dúvida ocupam até hoje um espaço em nossas mentes e corações. Que foram responsáveis por mudar a forma como pensamos e agimos perante o mundo.

A cultura pop vem desde sempre exercendo seu papel de influenciadora das massas, ela influi em muitas coisas na nossa vida. Nossos gostos, paixões e até mesmo nosso modo de vida. Eu, por exemplo, sou totalmente apaixonada por Harry Potter. Os livros e a narrativa me tocaram de tal maneira que eu tenho tatuagens pelo meu corpo para demonstrar todo o meu apreço. Você pode não sentir esse mesmo amor que eu pelo menino bruxo, mas há outra coisa que te toca profundamente com certeza.

Bem verdade que na maioria do nosso tempo livre nós estamos consumindo alguma história, vivendo ela e nos apegando aos personagens. Ou seja, nós estamos vivendo aquela realidade, a vida deles por alguns instantes, e não a nossa própria vida. Tudo isso é muito louco, quando paramos pra pensar de fato o quanto isso influencia nossas vidas.

Pois bem, tomei a liberdade de citar aqui alguns filmes (no caso), que mexeram com a cabecinha de muita gente. Claro que sempre temos que lembrar que tudo é uma questão de gosto, por isso mesmo vou tentar colocar algumas unanimidades que mexeram se não com todas, pelo menos uma grande maioria das pessoas que os assistiram.

A Lista de Schindler (Schindler’s Lista, 1993)

https://www.youtube.com/watch?v=x3CEN6lIRyU

Já começamos com um clássico. A Lista de Schindler trata de um tema complicadíssimo, a Segunda Guerra Mundial. Conta a história de um alemão, Oskar Schindler, que salvou milhares de judeus poloneses colocando em risco sua própria vida e sua relação (até então boa) com os nazistas. Não preciso nem falar que o filme tem cenas fortes dos campos de concentração, e que você vai precisar de um caixa de lenços aos assistir. O filme aina é em preto e branco, o que causa uma imersão total.

Intocáveis (Intouchables, 2011)

Esse filme é um aprendizado mútuo sobre a condição humana. Ao retratar a deficiência física de uma forma livre e sem tabus, ele nos faz pensar e parar de julgar tanto. E também mostra que precisamos para de olhar tanto pro nosso próprio umbigo. Há problemas maiores no mundo, meu amigo.

A Vida é Bela (La Vita è Bella, 1997)

Duas palavras definem esse filme: tristeza e lágrimas. A Vida é Bela definitivamente nos dá uma lição de que somos capazes de mudar a forma como lidamos com nossos problemas. O longa se passa na Segunda Guerra Mundial e mostra a perspectiva dos judeus, que foram forçados a trabalhar e morrer nos campos de concentração. O personagem Guido tenta de todas as formas possíveis tornar esse fardo menos pesado para o seu filho, Giosué. Seus esforços são tristes, engraçados e inspiradores, como a vida. Poucas foram as vezes em que uma história entre pai e filho foi retratada com tanto carinho.

Up – Altas Aventuras (Up, 2009)

Apesar de ser uma animação pra lá de fofa Up também nos dá uma lição fundamental sobre a vida (e que muitas vezes nos recusamos a pensar), a de que ninguém é eterno. Vivemos nossas vidas como se nosso tempo nesse mundinho não fosse passar nunca. E ele passa, viu. A conversa de valorizar quem você ama é clichê, mas a mais pura verdade. Nunca sabemos o dia de amanhã, e quando o dia chegar a vida continua, doa a quem doer. Up nos mostra que somente as memórias e lembranças são eternas, essas sim ficarão pra sempre gravadas em nossos corações.

Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007)

Escolhi esse filme por um motivo simples: ele toca a todos nós. Todos.

Em determinada fase da vida nos questionamos sobre a sociedade em que vivemos, essa sociedade que nos obriga muitas vezes a ser infeliz tentando alcançar um status que não existe ou a aprovação daquilo que todos consideram ser bem sucedido (ter um bom emprego, morar sozinho e constituir uma família feliz). É nessa busca constante que nos esquecemos de viver, esquecemos de nós mesmos e quem somos. Quantas vezes nós deixamos tudo de lado porque não temos tempo, estamos sempre trabalhando (afinal, alguém precisa pagar as contas), estudando, etc. Se não temos tempo para ficar nem com nós mesmo, quem dirá com as pessoas à nossa volta. Na Natureza Selvagem mostra a história de um jovem que teve coragem suficiente para quebrar todos esses paradigmas largando tudo e fazendo uma viagem ao Alasca, questionando e buscando a si mesmo.

Esses filmes nos dão verdadeiras lições de vida e amor. Eles mudaram a nossa história, a história mundial de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *